Professora Juliane Claudia Piovesan conclui estágio Pós Doutoral
Professora Juliane Claudia Piovesan conclui estágio Pós Doutoral
NOTAS DE VIDA NO HOSPITAL: DA INFÂNCIA AO ENVELHE_SER NA PERSPECTIVA DE UMA CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA DOUTORAL
O projeto “Notas de vida no Hospital: da Infância ao Envelhe_Ser na perspectiva de uma Cidade que Educa e Transforma” uniu ciência, arte e solidariedade e transformou o cotidiano de pacientes, profissionais do Hospital Divina Providência e pessoas da comunidade de Frederico Westphalen (RS). A música tornou-se ponte entre gerações, afetos e saberes., unindo universidade e comunidade em uma experiência de cuidado e humanização.
A iniciativa integra o Estágio de Pós-Doutoramento de Juliane Claudia Piovesan, desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO UniTwin – A Cidade que Educa e Transforma, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da URI, sob supervisão da professora doutora Lucí dos Santos Bernardi. O referido teve como objetivo construir, em parceria com a comunidade local, uma prática intergeracional centrada no ato de cantar, envolvendo pessoas internadas desde a infância até o envelhe_ser. Cada apresentação levou leveza, sensibilidade e esperança aos corredores do hospital, reafirmando a música como instrumento educativo, afetivo e transformador.
Mais do que um gesto artístico, o canto coletivo tornou-se um ato de cuidado. As intervenções musicais promoveram momentos de descontração e bem-estar para pacientes, familiares e profissionais de saúde, fortalecendo laços humanos e comunitários. A experiência demonstrou o poder da música em acolher e humanizar o ambiente hospitalar, além de incentivar o diálogo entre gerações e valorizar o protagonismo da comunidade local. O projeto foi formalizado em parceria com a direção do Hospital Divina Providência e envolveu encontros de diálogo, ensaios musicais e apresentações planejadas conforme a rotina hospitalar. O repertório foi cuidadosamente escolhido para transmitir serenidade e esperança, respeitando a diversidade de públicos e situações. Cada intervenção foi mais do que uma apresentação: foi um ato de escuta, empatia e partilha. A música percorreu quartos, corredores e salas de espera, transformando o ambiente em um espaço de encontro e cuidado.
O estágio de pós-doutoramento, com duração de doze meses, também promoveu um minicurso de 20h para acadêmicas do Curso de Pedagogia da URI, com foco na música como ferramenta educativa e intergeracional. A ação formativa aproximou universidade e comunidade, despertando nas futuras educadoras a sensibilidade e a ética necessárias para transformar a educação por meio da arte. As participantes vivenciaram práticas reflexivas e criativas, ampliando suas competências para planejar e conduzir atividades musicais em diferentes contextos e faixas etárias. Essa formação contribuiu para uma educação mais sensível, criativa e transformadora, em sintonia com os valores humanísticos da URI.
Segundo a professora Juliane, “o estágio pós-doutoral reafirmou a importância de territórios educativos que possam dialogar com diferentes gerações, fortalecendo o contexto humano. Ao conectar a cidade, a universidade e o hospital por meio da arte musical, este estágio pós-doutoral contribuiu para a construção de uma cidade que educa e transforma, revelando-se um caminho promissor para a humanização dos cuidados e para a promoção de uma vida plena e digna em todas as fases do ciclo vital. São notas de vida que ecoaram e se entrelaçam em novas partituras, compassos e sonoridades, tecendo uma ponte intergeracional que convida a refletir o silêncio de um hospital à harmonia de vozes e instrumentos, traduzindo em humanidade”.
.jpeg)




