A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS NO CONTEXTO NEOLIBERAL: ASPECTOS IDEOLÓGICOS E LUGARES DE (IN) VISIBILIDADE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 15 de dezembro de 2025 mais uma defesa de tese.
A doutoranda Cleide Pereira Oliveira apresentou o trabalho intitulado "A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS NO CONTEXTO NEOLIBERAL: ASPECTOS IDEOLÓGICOS E LUGARES DE (IN) VISIBILIDADE" que teve como banca os professores:  Profa. Dra. Eliane Cadoná - Orientadora/URI; Profa. Dra. Luci Mary Duso Pacheco - URI; Profa. Dra. Elisabete Cerutti - URI; Profa. Dra. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin - UFSC; Profa. Dra. Tânia Regina Dantas - UNEB.
Para Cleide Pereira Oliveira sua trajetória, enquanto aluna do doutorado do Programa de Pós-graduação da URI (2021) foi marcada por muito aprendizado, principalmente no que diz respeito ao uso das Tecnologias da Comunicação e Informação porque estávamos num momento em que elas eram imprescindíveis para que a mediação das aprendizagens acontecem. Durante o doutorado participei de muitos eventos acadêmicos e junto com minha orientadora, Eliane Cadoná escrevemos e publicamos muitas produções científicas, bem como organizamos um curso de extensão sobre alfabetização e letramento na Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas, o tema da minha tese. 
A tese buscou refletir sobre os processos de alfabetização e letramento na EJA, a partir da política pública, mas também do Sistema de Educação Municipal de Salvador, através dos Blocos de Atividades Semanais produzidos no período da pandemia da Covid-19 no Brasil, e da escuta do grupo escolar e discente, evidenciando os lugares de (in)visibilidades em relação às práticas de alfabetização e letramento na contemporaneidade.
Na tese, foi evidenciado que as práticas de alfabetização e letramento na EJA são essenciais para que haja a emancipação da população não alfabetizada do nosso país, e para que possamos superar o analfabetismo no Brasil e garantir justiça social. As políticas públicas precisam ser formuladas a partir de ações intersetoriais e com a participação social, principalmente daqueles/as que estão na modalidade de educação.
Me sinto muito feliz por ter participado do processo seletivo da URI e cursar o doutorado numa Universidade Comunitária com fins e propósitos realmente educacionais, um comprometimento com a formação de suas e seus estudantes. O acolhimento de todo o corpo docente, funcionárias e colegas foi decisivo para me sentir parte importante de um processo formativo.
O Programa parabeniza a doutoranda Cleide Pereira Oliveira pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.