BEM E MAL-ESTAR DOCENTE É TEMA DE DISSERTAÇÃO!

     O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 26 de julho mais uma defesa de dissertação da turma de São Luiz Gonzaga do Mestrado em Educação.

     A mestranda Rosa Carine Menezes de Mattos, apresentou o trabalho intitulado “BEM E MAL-ESTAR DOCENTE: FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS”, que teve como banca os professores Profª. Drª. Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI, Profª. Drª. Bettina Steren dos Santos – PUC/RS, Profª. Drª. Lizandra Andrade Nascimento – URI, Profª. Drª. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi – URI.

     Segundo Rosa, "sou imensamente feliz e grata em ter realizado o curso de Mestrado em Educação no PPGEDU/URI-Frederico Westphalen. Fui acolhida com carinho pela instituição, professores e funcionários competentes no desafio de fortalecer e aprimorar a pesquisa oportunizando produções científicas de excelência na área da educação.

     Para a mestranda "a dissertação foi desenvolvida com o propósito de investigar os fatores que interferem na constituição da saúde dos educadores do contexto local da rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga/RS. A pesquisa justifica-se pela importância de investigar os fatores indicados pelos educadores das distintas etapas da Educação Básica para o bem-estar docente, a fim de construir estratégias para potencializar tais fatores e, consequentemente, minimizar a ocorrência do estresse entre esses profissionais. Sendo assim, torna-se imprescindível conhecer as percepções dos educadores acerca das demandas da profissão, sobre os principais motivadores que incentivam a permanência na carreira e também sobre sua qualidade de vida.

     Para a professora Jordana, orientadora da dissertação, "a pesquisa intitulada “Bem e mal-estar docente: fatores que contribuem para a saúde e a qualidade de vida dos professores da Educação Básica da rede municipal de ensino de São Luiz Gonzaga/RS”, aponta para questões que precisam ser (re)pensadas em prol da saúde docente e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida e na qualidade de trabalho do profissional que atua no referido contexto. Portanto, Rosa Carine defende, em sua dissertação, um tema extremamente relevante e emergente. Além de toda a densidade da discussão teórica, os dois pontos mais altos do trabalho são a análise dos resultados de uma intensa coleta de dados e as estratégias sugeridas pela pesquisadora, com vistas a contornar tais situações emergentes. Além disso, destaco ainda a seriedade com que Rosa Carine conduziu a pesquisa e a minha gratidão por ter acompanhado a evolução da nova Mestra em Educação.

     O Programa parabeniza a mestranda Rosa pelo trabalho apresentado com comprometimento, pela pesquisa extremamente relevante e emergente, além da aprovação no Mestrado em educação.

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