DEFESA DE DISSERTAÇÃO INTITULADA: "A ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL BEM VIVER CAÚNA: UM ESTUDO POLÍTICOPEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO."
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 05 de agosto mais uma defesa de dissertação da turma 2019 de Frederico Westphalen do Mestrado em Educação.
A mestranda Caroline Luísa Ludwig Führ, apresentou o trabalho intitulado “A ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL BEM VIVER CAÚNA: UM ESTUDO POLÍTICOPEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO”, que teve como banca os professores Profª. Drª. Jaqueline Moll - Orientadora/URI, Prof. Dr. César Aparecido Nunes - UNICAMP, Prof. Dr. Rui Trindade – Universidade de Porto, Prof. Dr. Arnaldo Nogaro – URI.
Segundo Caroline, "foi uma feliz decisão ter escolhido a URI para cursar o mestrado. Desde o início me senti pertencente à universidade, quando do bom relacionamento com os professores e colegas do PPGEDU, sempre solícitos e atenciosos em diante das demandas e dificuldades que fizeram parte do processo de construção do objeto de pesquisa."
Para a mestranda, "foi um trabalho árduo, que exigiu dedicação, comprometimento e seriedade, perpassando as leituras teóricas, a realização da pesquisa documental e também de entrevistas e posterior análise. Foi, em todas as formas, gratificante poder resgatar e contar a história de lutas e enfrentamentos de uma comunidade para garantir às suas crianças o direito à escola. Demonstrar que ainda há lugares, por vezes pouco conhecidos no interior do nosso país, em que a educação ainda é tratada como prioridade, como dever do Estado, mas compromisso de todos. Levo daqui, além das amizades e de uma gama de conhecimentos e aprendizados, a certeza de que escrevi um importante capítulo de minha vida, em meio àquelas salas, onde juntamente com meus colegas, pude ter aulas ainda na presencialidade. Fica ainda o desejo de que minha dissertação sirva de inspiração e motivação aos que acreditam na educação e compreendem nela o poder de transformar e libertar."
Para a professora Jaqueline Moll, orientadora da pesquisa, "a dissertação defendida vai no coração das questões da educação pública no Brasil, ou seja, do direito à educação e da educação como direito. Retrata desde o enfrentamento do fechamento de uma escola estadual até a articulação do poder público municipal com o importante e decisivo apoio da comunidade para a construção de uma nova proposta de educação: integral, do campo e de jornada ampliada. Proposta esta que reorganiza o currículo escolar na perspectiva de uma escola e educação que façam sentido na vida das crianças, valorizando os saberes e fazeres locais, alcançando um feito importantíssimo, que é a reversão do fluxo migratório. Ao invés do esvaziamento do campo, são as crianças da cidade que vão para a escola do interior. O trabalho responde à grandes questões da educação brasileira, quando demonstra uma escola possível, de novos caminhos que podem ser construídos. Reforça a premissa de que a união de esforços é a base para a construção de uma escola democrática de formação humana integral. Seguramente este trabalho, realizado com muita seriedade e comprometimento, é um impulsionador de novas ações educacionais que trilhem o caminho de uma escolarização preocupada com a formação humana integral dos sujeitos e, por conseguinte, com uma sociedade melhor, mais justa e igualitária onde todos caibam."
O Programa parabeniza a mestranda Caroline pelo trabalho apresentado com comprometimento, pela pesquisa impulsionador, preocupada com a formação humana integral, além da aprovação no Mestrado em educação.