PPGEDU da URI tem mais uma mestra em Educação!

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 19 de agosto mais uma defesa de dissertação  do Mestrado em Educação.
         A mestranda Susana Schwartz Basso, apresentou o trabalho intitulado “DESAFIOS NA DOCÊNCIA: O TRABALHO COM PROJETOS E O PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Orientadora/URI, Profª. Drª. Nadir Castilho Delizoicov - UFSC, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI.

       Para Susana ao concluir a dissertação intitulada “Desafios na docência: O trabalho com projetos e o Programa a União Faz a Vida”, que objetivou investigar os desafios experenciados por professores do ensino Fundamental I no trabalho com projetos desenvolvidos a partir do processo formativo do Programa, ressalta que um dos pontos fundantes que mobilizou essa pesquisa  parte das inquietações como professora da rede pública, no desejo de aprofundar conceitos e concepções sobre o temática, as vivências que entrelaçam as páginas escritas, representam a memória desse trabalho, que indica que essa prática pedagógica movimenta o professor a querer ser mais pesquisador, mais reflexivo, já que partir de uma situação problema, aproximar a escola da vida cotidiana coloca em destaque a ideia de projeto, além de provocar para um trabalho coletivo, enquanto pesquisadora acredita que nesse movimento é que acontecem construções significativas.

      Para a orientadora Professora Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi "a Susana Basso coloca em tela a formação e o desenvolvimento docente com uma pesquisa que tem foco no trabalho com projetos, desenvolvido nas escolas da região a partir do processo formativo do Programa A União Faz A Vida. A pesquisa evidencia a importância de os diferentes setores da sociedade participarem efetivamente da comunidade educativa, bem como, a relevância de uma prática educativa que se contrapõe aos processos de ensino tecnicistas/tradicionais que vigoram nas escolas contemporâneas. Cabe destacar ainda que escutar os professores e as professoras sobre seus saberes e os desafios que enfrentam no cotidiano é fundamental no momento que vivenciamos na Educação brasileira para pensarmos uma educação em função da promoção da democracia e da valorização de todos."

     

O Programa parabeniza a mestranda Susana pelo trabalho apresentado seriedade e aprovado com louvor.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.