Avaliação e autonomia da Criança é tema de dissertação no PPGEDU-URI
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 24 de agosto mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
A mestranda Ritieli Andressa Anese, apresentou o trabalho intitulado “AVALIAÇÃO E A AUTONOMIA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ORIENTAÇÃO MONTESSORIANA”, que teve como banca os professores: Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI, Prof. Dr. Altair Alberto Fávero - UPF, Profª. Drª. Silvia Regina Canan – URI.
Para a aluna, fazer mestrado na URI foi "Uma longa caminhada começa com o primeiro passo. E a escolha de um bom ensino e instituição para cursar um mestrado é uma ferramenta extremamente indispensável para uma boa atuação profissional. Tenho muito orgulho de ser egressa da URI, instituição a qual tive a oportunidade de conhecer excelentes profissionais que contribuíram de forma muito significativa para a minha formação na docência. O mestrado em educação da URI me fez conhecer novos horizontes, por meio dos cursos e minicursos que foram oferecidos para dar continuidade ao aprendizado, contribuindo ainda mais para a prática profissional."
Segundo Ritieli, "A dissertação trata-se do processo de avaliação e autonomia na pedagogia montessoriana. O estudo de caso foi realizado em uma escola montessoriana localizada em Joaçaba/SC. Com o objetivo de compreender quais os instrumentos utilizados pelos educadores montessorianos no ato de avaliar as crianças, bem como, de que maneira acontece o processo de autonomia dos educandos inseridos nesta pedagogia de ensino."
Para o orientador da dissertação, Prof. Dr. Arnaldo, "O trabalho da Ritieli é uma pesquisa sobre uma autora clássica que tem muito a dizer sobre educação de crianças para o século 21. É uma investigação de qualidade que demonstra o crescimento da nova mestre com a realização do mestrado em educação, demonstrando como este pode mudar a vida das pessoas.."
O Programa parabeniza a mestranda Ritieli pelo trabalho apresentado com comprometimento, pela pesquisa relevante que abre caminhos aos desafios da docência, além da aprovação no Mestrado em educação.