O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR É TEMA DE DISSERTAÇÃO.
A mestranda Luciana Nascimento Crespo Dutra, apresentou o trabalho intitulado “O PERFIL PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ATUA NAS
ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: INQUIETUDES E DESAFIOS”, que teve como banca os professores: Profª. Drª.
Luci Mary Duso Pacheco - Orientadora/URI, Profª. Drª. – Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho - UNIRIO e Profª. Drª. Jordana Wruck Timm – URI.
A mestranda Luciana Nascimento Crespo Dutra apresentou o trabalho intitulado “O perfil profissional do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual partiu da necessidade de se fazer um delineamento da trajetória profissional dos docentes que atuam nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, bem como investigar o processo de formação inicial e continuada desses profissionais, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. Vale registrar que o interesse pelo tema surgiu em decorrência da experiência profissional da própria pesquisadora que, como professora e gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Vieira Marques – CIEP, percebeu a importância de se discutir problemas recorrentes que, supostamente, vêm prejudicando o desenvolvimento de uma educação integral no sentido mais amplo da palavra.
Segundo Luciana, “formar-se professor não é suficiente. É preciso nos constituirmos professores ao longo de nossa trajetória profissional, que não se estanca a cada etapa de formação concluída, mas que ganha cada vez mais complexidade no decorrer do percurso. Nesse sentido, o Mestrado em Educação do PPGEDU da URI/FW constituiu-se numa oportunidade ímpar para alargar o nosso olhar e ampliar os nossos conhecimentos acerca do fenômeno educativo, haja vista a excelência do seu processo de formação e a alta qualificação do seu quadro docente.”
Para a professora Luci, orientadora da pesquisa, "a dissertação "O perfil profissional do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, defendida por Luciana, traz um tema importante e relevante para a educação, uma vez que fez um delineamento da trajetória profissional dos docentes que atuam nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Também desenvolveu uma investigação empírica com 56 professores e gestores de 15 escolas em diferentes municípios do RS, buscando identificar o perfil e a preparação dos docentes e gestores que atuam nas escolas de Tempo Integral. Parabéns para Luciana que realizou um investigação densa, com uma análise crítica a aprofundada sobre a temática de sua investigação, apropriando-se de ferramentas para sua formação como pesquisadora. Desejo sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos."
O Programa parabeniza a mestranda Luciana pelo trabalho apresentado com comprometimento, pela pesquisa relevante que abre caminhos aos desafios da docência, além da aprovação no Mestrado em educação.