PPGEDU tem mais uma mestra em Educação!

 A mestranda Ludmilla Paniago Nogueira, apresentou o trabalho intitulado “Desafios Contemporâneos à Identidade Docente: Práxis e Compromisso Social”, que teve como banca os professores: Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol - Orientador/URI, Profª. Drª. Hedi Maria Luft – Unibalsas, Profª. Drª. Jordana Wruck Timm – URI.

Para Ludmilla "o mestrado na URI foi uma experiência gratificante e enriquecedora!"

Destaca ainda que o seu trabalho "ensaia pensar as inquietações vivenciadas por docentes em sua práxis no esforço de construir uma identidade que envolva a dimensão reflexiva e do compromisso social. Papeis que parecem dever ser considerados desde a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo é analisar os saberes requeridos para a constituição da identidade docente diante dos desafios da educação na contemporaneidade e do compromisso social para compreender com mais propriedade a constituição profissional da docência. Os resultados mostram que a formação de identidades docentes decorre das transformações que a sociedade vive. A profissão docente demanda, gradativamente, maior proximidade, envolvimento e compromisso com os alunos e as alunas no enfrentamento das crises que atingem a educação e desencadeiam processos de incertezas e angústias que assumem volume expressivo no cotidiano da docência. As contextualidades que impactam estudantes e repercutem nas salas de aula e nos movimentos de sua construção do conhecimento, emancipação e empoderamento, também impactam docentes. A ação docente se amplia em responsabilidades e expõe o permanente na construção das identidades, exigentes de reflexão, intencionalidades emancipadoras e consciência do compromisso social."

Para o professor Claudionei, orientador da pesquisa, "Mato Grosso cresce com o estudo da Ludmilla Paniago Nogueira que tematiza a identidade docente construída na práxis cotidiana da própria mestranda. Sua proposta de investigação decorre de experiências vivenciadas na graduação a partir de reflexões acerca da história da educação/formação de professores/as no Brasil e das exigências da atuação profissional em sala de aula. A pesquisa de Ludmilla ensina a pluralidade das identidades e o compromisso enquanto atitude social pois, de um modo humano e científico, há nessa relação, a constituição da identidade docente ante os desafios da educação na contemporaneidade e do compromisso social para compreender melhor a constituição profissional na docência."

O professor destaca ainda que "para Ludmilla Paniago Nogueira, “a identidade docente e o compromisso social se unem à práxis de educadoras/es e envolvem o cotidiano escolar e comunitário”, desencadeando crescimentos pessoais, profissionais e das coletividades e potencializando uma educação escolar e para a vida que pode pautar-se na solidariedade e na justiça social."

  O Programa parabeniza a mestranda Ludmilla, pela etapa concluída, pela disponibilidade em estudar com perspectiva de continuidade e permanência e pelo carinho e humanidade com que trata as questões caras da educação e da vida e pela aprovação no Mestrado em educação.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.