Dissertação apresenta "Saberes da Docência" como tema.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 09 de setembro mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
A mestranda Natana Fussinger, apresentou o trabalho intitulado “Saberes da Docência: Especificidades Identitárias das Professoras de Crianças Bem Pequenas de Escolas Infantis do Proinfância de Frederico Westphalen e Região”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI, Profª. Drª. Maria Carmen Silveira Barbosa – UFRG, Profª. Drª. Jaqueline Moll –– URI.
Para Natana "o PPGEDU oportunizou-me uma formação de excelência pois constitui-se de professores(as) engajados(as) com a pesquisa dos(as) mestrandos(as). Nas aulas sempre buscavam conjuntamente aprofundar as reflexões, o que permitiu ressignificar a minha formação enquanto docente. Gratidão a todos(as) que contribuíram com seus saberes na minha formação ao longo destes dois anos de intensos estudos com a pesquisa."
Segundo a mestranda, "A trajetória discente no PPGEDU foi marcada por muitas leituras, reflexões, escritas, orientações e também desafios que possibilitaram construir e concluir a pesquisa. Ao chegar ao término da dissertação, o sentimento é de extrema alegria e gratidão pelo lindo percurso construído. Gratidão aos professores e professoras que marcaram minha formação docente e também pelas amizades que nasceram e se fortaleceram nestes dois anos no mestrado. Fico feliz em contribuir nas pesquisas que abordam o cenário docente, sobretudo se tratando dos saberes da docência que constituem a identidade das professoras na atuação com as crianças bem pequenas. Penso que a educação avança fortemente quando investe em pesquisas que perpassam os muros da universidade e da escola e acolhem com sabedoria a voz docente que reconhece na prática os saberes da docência na educação infantil, como foi o propósito desta pesquisa, realizada com seis professoras de escolas infantis do Proinfância de Frederico Westphalen/RS e região.
Para a professora Jordana, orientadora da pesquisa, "Na pesquisa intitulada “Saberes da docência: especificidades identitárias das professoras de crianças bem pequenas de escolas infantis do Proinfância de Frederico Westphalen e região”, a nova Mestra em Educação, Natana Fussinger, ansiou dar voz às professoras, na intenção de legitimar aquelas que atuam nesse cenário. Para Natana, foi/é importante ouvir as professoras que exercem a docência com as crianças bem pequenas, pois favorece os contextos de desenvolvimento e aprendizagem mais próximos para e com as crianças, a fim de que sejam respeitadas no seu percurso de vida a contar da infância. Natana, através do estudo realizado, concluiu que os saberes da docência das professoras de crianças bem pequenas são plurais e categorizaram-se em saberes disciplinares, experienciais, pedagógicos e curriculares. Natana, que além de agora ser mestra, também é professora nesse cenário, conduziu a pesquisa com muita boniteza, com brilho nos olhos, com amorosidade, com ética e com muito respeito. Diante disso, convido a todos/as professores/as que atuam com as crianças e/ou pesquisam a esse respeito, para que façam a leitura dessa dissertação, tão respeitosamente construída."
O Programa parabeniza a mestranda Natana pelo trabalho apresentado com comprometimento e respeito e pela aprovação no Mestrado em Educação.