Defesa de dissertação intitulada: "Alfabetização de alunos com TEA: desafios da inclusão no município de SLG"
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 03 de agosto mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
A mestranda Claudete Freitas de Andrade, apresentou o trabalho intitulado “Alfabetização de alunos com TEA: desafios da inclusão no município de SLG”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - Orientadora/URI, Profª. Drª. Tânia Maria Zancanaro Pieczkowski - Unochapecó, Profª. Drª. Lizandra de Andrade Nascimento – URI, Prof. Dr. Arnaldo Nogaro – URI.
Claudete destaca que é "imensamente grata e feliz por ter cursado o mestrado em educação no PPGEDU do URI de Frederico Westphalen. Senti muito bem acolhida por toda equipe, professores e funcionários, sempre atenciosos auxiliando para ampliação dos meus conhecimentos, enriquecendo e aprimorando os estudos sobre o tema de pesquisa, que muito contribuíram para minha formação acadêmica, pessoal, profissional e social."
A mestranda afirma que "O estudo teve como propósito primordial investigar a respeito das especificidades da alfabetização de alunos com autismo e analisar os desafios dos professores alfabetizadores, a partir da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA), no que tange às metodologias e à garantia da inclusão, visando cooperar para a consolidação do processo inclusivo. A metodologia utilizada contemplou uma pesquisa teórico-prática, articulando estudo bibliográfico e pesquisa de campo, compreendendo as percepções de profissionais que atuam junto a crianças com TEA no município de São Luiz Gonzaga, para averiguar quais são os desafios para alfabetizar e incluir alunos com esse transtorno. Tais reflexões levam a repensar os significados da inclusão, defendendo a implementação efetiva das políticas públicas de inclusão e acessibilidade, promovendo condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento das crianças com TEA. Especialmente porque, quanto mais cedo for o amparo, o diagnóstico e a aceitação, mais estimulados o aluno será e mais possibilidades terão de desenvolver-se e exercerem a cidadania participativa."
Para a professora Edite, orientadora da pesquisa, "o trabalho de Claudete representa importante contribuição à educação inclusiva . O conhecimento produzido tem valor científico e social, favorecendo sua capilaridade para a sociedade e para a região de SLG em especial."
O Programa parabeniza a mestranda Claudete pelo trabalho apresentado com seriedade e comprometimento, pela pesquisa relevante que abre caminhos aos desafios da inclusão, além da aprovação no Mestrado em educação.