O funcionário escolar como educador é tema de dissertação.

        O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 20 de agosto mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
         A mestranda a Elke Luanne da Silva Xavier apresentou o trabalho intitulado “O FUNCIONÁRIO ESCOLAR COMO EDUCADOR: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM UM MUNICÍPIO DO MATO GROSSO”, que teve como banca os professores: : Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - Orientadora/URI, Profª. Drª. Hildegard Suzana Jung - Unilasalle, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI.

Para Elke, "cursar esse mestrado para mim foi algo muito importante na minha vida. Contribuiu muito para o meu crescimento pessoal e profissional. Gratidão primeiramente à Deus e a URI e o IBG de Rondonópolis-MT que me permitiu cursar esse mestrado Minter."

A mestranta destaca que "o presente trabalho, intitulado como o Funcionário escolar como educador: formação e valorização dos trabalhadores em um município do MT, analisa se a formação dos funcionários escolares contribui com o Projeto Educativo das escolas estaduais do município de São José do Povo/MT. O estudo se justifica por ser um assunto de grande importância, pois quanto melhor qualificados, melhor o desempenho de suas funções dentro da escola. Além do mais, a valorização dos profissionais deve ser realizada com base no reconhecimento de novas identidades funcionais, formação inicial e continuada e a construção de plano de carreira e definição de piso salarial desses profissionais. A escola deve ser o mais importante espaço de formação do cidadão. Quando diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, observamos que esse papel não é desenvolvido somente pelos profissionais docentes, mais sim, por todos os funcionários de uma escola, que vão desde secretaria, setor administrativo, limpeza, merendeiras, entre outros profissionais. Todos, de alguma forma, contribuem, por meio das relações pessoais e interpessoais, na aprendizagem dos alunos. Diante disso, também é necessário a realização de cursos de formação para esses profissionais, de acordo com cada cargo exercido, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos já adquiridos e buscar novas habilidades. De acordo com a abordagem realizada, verificou-se que a formação dos funcionários escolares contribui com o Projeto Educativo das escolas estaduais do município de São José do Povo/MT ainda de forma pouco expressiva. E, dessa forma, propõe-se algumas medidas de abordagem do assunto nas escolas, como elaborar um material em forma de cartilha ilustrativa para os docentes trabalharem em sala de aula com os alunos, promovendo a conscientização do papel dos funcionários das escolas também como atores do processo educativo, uma vez que esses alunos poderão se tornar os futuros funcionários das escolas.

A professora Edite, orientadora da pequisa, "a oferta do Minter em Rondonópolis acrescentou ciência e solidariedade aquela região do país. O trabalho de Elke tornou visível e deu importância a função dos funcionários de escola, os quais são,  por vezes encarados como uma função menor."

  O Programa parabeniza a mestranda Elkepelo trabalho apresentado com seriedade e comprometimento, pela pesquisa impulsionadora e pela aprovação no Mestrado em educação.

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