"A Formação Continuada Centrada na Escola: Os Saberes Docentes e a Ressignificação da Prática Pedagógica"

        O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 15 de setembro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
         A mestranda a Marta Cristina Barbosa apresentou o trabalho intitulado “A FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA: OS SABERES DOCENTES E A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Orientadora/URI, Profª. Drª. Circe Mara Marques – UNOCHAPECÓ/UNIARP, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI.

Para Marta, "cursar esse mestrado na URI contribuiu para uma caminhada de pesquisa e investigação a nível de mestrado, bem como para o meu desenvolvimento profissional docente."

A mestranta ainda destaca que " O estudo voltou-se para as contribuições da formação continuada para professores/as da Educação Infantil, no âmbito do Projeto de Formação Continuada Centrada na Escola para a construção de novas práticas educativas e da ressignificação dos saberes em Unidades Municipais de Educação Infantil de Rondonópolis, Mato Grosso. O objetivo que se delineou para esta pesquisa investigativa foi o de compreender os saberes docentes que as professoras de Educação Infantil mobilizam no processo de ressignificação de sua prática pedagógica, quando inseridas em um Projeto de Formação Continuada Centrada na Escola. Como um dos resultados deste estudo, podemos inferir que as professoras interlocutoras atribuem importância à formação desenvolvida no contexto do projeto, no sentido de apreender, consolidar e mobilizar diversos saberes docentes que favorecem a tessitura e o ressignificar da prática pedagógica na Educação infantil. O ressultado obtido deve agregar a outras pesquisas desta área no sentido de contribuir para compreensão da importância da formação continuada centrada na escola na ressignificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil. É importante destacar ainda, que a pesquisadora é professora da Educação Infantil, e participante do Projeto de formação continuada centrada na escola, aspecto  relevante que motivou a aproximação com o tema e o aprofundamento no estudo investigativo que  oportunizou conhecer as contribuições e importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional, na medida em que assegura ao professor da Educação Infantil novas aprendizagens, desenvolvimento de competências e mobilização de novos saberes docentes que nortearão o trabalho pedagógico com as crianças."

Para a professora Lucí, orientadora da pequisa, "A pesquisa desenvolvida por Marta Cristina Barbosa coloca em foco a Formação Continuada de Professores Centrada na Escola, uma importante experiência formativa desenvolvida no município de Rondonópolis/MT, que pode inspirar outras redes públicas e privadas na formação de seus professores e professoras. Com boas lentes teóricas, a autora promove um diálogo com professoras da Educação Infantil, uma escuta sensível sobre saberes docentes e a ressignificação da prática pedagógica, reflexão pertinente acerca do contexto contemporâneo da educação. Apresenta um estudo potente, de relevância acadêmica e social, significativo para promover transformações no campo educacional."

  O Programa parabeniza a mestranda Marta pelo trabalho apresentado com comprometimento e pela aprovação no Mestrado em Educação.

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