"Formação Continuada e Ressignificação da Prática Pedagógica do Profesor da Educação Infantil : Desafios e Perspectivas”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 21 de setembro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.

A mestranda a Marilza Gallan Flor apresentou o trabalho intitulado “FORMAÇÃO CONTINUADA E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco - Orientadora/URI, Profª. Drª. Hedi Maria Luft – UNIBALSAS, Prof. Dr. Arnaldo Nogaro – URI.

Para Marilza, "cursar o mestrado foi a realização de um objetivo almejado em minha vida pessoal e profissional, um sonho alimentado ao longo dos anos e agora realizado, sou grata a URI e ao IBG de Rondonópolis por essa parceria que oportunizou para que eu e os demais colegas chegássemos ao mestrado".

A mestranda ainda destaca que "Ao realizar as atividades do mestrado buscando responder à pergunta “Quais os desafios e perspectivas para que os conceitos epistemológicos e metodológicos da formação continuada sejam incorporados pelo professor da educação infantil refletindo em uma ressignificação de sua prática pedagógica? ” Produzi juntamente com minha orientadora Luci Mary Duso Pacheco a dissertação com o título; FORMAÇÃO CONTINUADA E RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, além da importância para o meu desenvolvimento pessoal e profissional a pesquisa possibilitou fazer uma reflexão sobre a formação continuada a partir dos olhares dos professores do município de Juína-MT, sujeitos da pesquisa. Na dissertação tratamos brevemente da construção da concepção de infância em nossa sociedade, construção essa, que pode ser considerada recente, abordamos também os caminhos percorridos pela educação brasileira, com maior ênfase abordamos a formação continuada de professores elemento fundamental para a qualidade do trabalho pedagógico, constatação essa que se confirma nas falas dos professores que participaram da pesquisa. Tomando como bases os estudos realizados são possíveis destacar a importância dos professores se envolverem efetivamente em sua formação desde o planejamento até a sua execução, essa ação necessita de uma construção coletiva na qual todos os sujeitos envolvidos tenham voz e vez propiciando o desenvolvimento da autonomia profissional que consequentemente levará a um processo emancipatório em que a educação é pensada de dentro para fora, tendo os professores como seus protagonistas.

Ao estudar a formação continuada foi possível vislumbrar avanços e retrocessos que marcam o processo formativo de professores no país, apontar possíveis caminhos que podem ser percorridos na trajetória da construção de uma formação continuada de professores que seja consistente e atenda às necessidades das mais diversas regiões sem deixar de manter um eixo central que a oriente, tendo os professores como sujeitos de sua formação”.

Para a professora Luci, orientadora da pesquisa, “o objeto de investigação da Dissertação defendida por Marilza, traz um elemento importante para o debate que é a identificação dos desafios e perspectivas para que os conceitos epistemológicos e metodológicos da formação continuada sejam incorporados pelo professor da Educação Infantil. Para tanto a pesquisa trouxe um aprofundamento dos termos principais da investigação e contou com uma aproximação empírica implicada na realidade de Juína – MT, ouvindo professores da educação infantil sobre a percepção deles em relação a apropriação dos conceitos epistemológicos e metodológicos da formação continuada para a ressignificação de suas práticas”.

    O Programa parabeniza a mestranda Marilza pelo belíssimo trabalho desenvolvido, trazendo uma análise crítica e aprofundada sobre a temática investigada com potencialidade para contribuir com o desenvolvimento da Formação Continuada de seu município e região. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.