“TEMA: Gestão Escolar Democrática e Conselhos Escolares: Onde esses conceitos se (des) encontram – Um estudo a partir da Lei Nº 7.040/98/SEDUC/MT”
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 06 de outubro de 2021, mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
O mestrando Márcio Paz Câmara, apresentou o trabalho intitulado “TEMA: Gestão Escolar Democrática e Conselhos Escolares: Onde esses conceitos se (des) encontram – Um estudo a partir da Lei Nº 7.040/98/SEDUC/MT”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Silvia Regina Canan - Orientadora/URI, Profª. Drª. Sandra Monteiro Lemos – UERGS e Profª. Drª. Jaqueline Moll – URI.
Para Márcio, “Gratidão é a palavra mais apropriada para o momento, o ato de agradecer nos torna humildes e pessoas semelhantes. A URI e IBG realmente fazem a diferença na região em se tratando de oportunizar essa possibilidade transformadora de crescimento pessoal e profissional. Espero que mais colegas de trabalho, assim como eu, possam vivenciar essa experiência. Foram momentos difíceis, de muito esforço, dedicação e persistência, mas hoje o sentimento é de dever cumprido, e a certeza de que tudo valeu a pena”.
O mestrando ainda destaca que "o tema foi “Gestão Escolar Democrática e Conselhos Escolares: Onde esses conceitos se (des) encontram – Um estudo a partir da Lei Nº 7.040/98/SEDUC/MT” abordou como objetivo principal o de constatar qual a percepção dos Membros dos Conselhos Escolares pertencentes a jurisdição da Assessoria Pedagógica do Município de Torixoréu/MT – a qual também é responsável pelos municípios de Ribeirãozinho/MT e Ponte Branca/MT - a respeito da Gestão Escolar Democrática a partir dos princípios da Lei Nº 7.040/98/SEDUC/MT, identificando pontos fortes e fragilidades.
O estudo está inserido na linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação, do programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação – PPGEDU (Mestrado e Doutorado em Educação), da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen/RS, na temática de Políticas Públicas e Gestão da Educação, no viés da Gestão Escolar Democrática.
A banca examinadora foi composta pela Prof.ª Drª Silvia Regina Canan (PPGEDU/URI) a qual foi sua orientadora, Prof.ª Drª Jaqueline Moll (PPGEDU/URI) e Prof.ª Drª Sandra Monteiro Lemos (PPGEDU/UERGS) as quais aprovaram o trabalho salientando que trata-se de um tema contemporâneo e relevante para a área da educação e afirma também dar uma contribuição importante para esta área, recomendando a publicação dos resultados da pesquisa em periódicos da área indicando que o mestrando continue seus estudos no Doutorado.
Para a professora Silvia, orientadora da pesquisa, “A dissertação do Márcio traz uma grande contribuição para a área da educação. A partir da temática da gestão democrática, trazendo para o centro da questão a participação, Márcio faz um trabalho de grande reflexão sobre os processos democráticos numa pesquisa cuja temática é contemporânea e relevante. Foi um trabalho que demonstrou capacidade, comprometimento, autoria e seriedade e que materializa o sonho da conquista do Mestrado em Educação.
O Programa parabeniza o mestrando Márcio pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.