“SABERES QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE DOM AQUINO/MT”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 13 de outubro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.

A mestranda Cristiane Rodrigues Mendes, apresentou o trabalho intitulado “SABERES QUE CONSTITUEM A IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE DOM AQUINO/MT”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI, Profª. Drª. Hildegard Susana Jung – UNILASALLE, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI.

Para Cristiane, “Realizar um mestrado é um sonho de muitos, e ter a oportunidade de ter ingressado na UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA, (URI/FW), que tem um enorme prestígio, com profissinais de muitos saberes, foi maravilhoso!! Afirmo que essa instituição tem ótima qualificação e sempre serei grata, assim, a todo o momento e oportunidade que tiver estarei divulgando e falando sobre a importância de ser um acadêmico da URI”.

 

A mestranda ainda destaca que “A dissertação versa sobre a temática da identidade e dos saberes docentes no contexto da educação infantil e objetiva, a partir da perspectiva de profissionais que atuam nesse contexto, explorar que saberes constituem a identidade docente das professoras que atuam na educação infantil das escolas da rede pública no município de Dom Aquino/MT. Os objetivos para a explanação do assunto buscaram conhecer o movimento de construção da identidade docente, a formação, os saberes e analisar as leis que estruturam a Educação Infantil. Diante da pesquisa, conclui-se que, ao tentar dar visibilidade aos saberes que as professoras, que atuam na Educação Infantil das escolas da rede pública do município do Dom Aquino/MT, julgam constituir às suas identidades enquanto profissionais no referido contexto, de um modo geral, emergem três saberes, a conhecer: os saberes do conhecimento, os saberes pedagógicos e os saberes da experiência”.

 

Para a professora Jordana, orientadora da pesquisa, “Na pesquisa intitulada “Saberes que constituem a identidade docente na educação infantil: perspectiva de professoras da rede pública de Dom Aquino/MT”, Cristiane objetivou explorar que saberes constituem a identidade docente das professoras que atuam nesse contexto anunciado já no título. A pesquisa foi desenvolvida com professoras da rede pública (estadual e municipal), que trabalham com a Educação Infantil, através de um questionário, com a intenção de dar voz e visibilidade as docentes que atuam nesse contexto. Desta forma, convido a leitura da dissertação, especialmente aqueles interessados pela docência na, com e para a infância”.

 

O Programa parabeniza a mestranda Cristiane pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

 

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