DEFESA DE DISSERTAÇÃO DA TURMA DO MESTRADO INTERINSTITUCIONAL URI/IBG – PPGEDU

        O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 31 de maio mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
         A mestranda Neide Figueiredo de Souza, apresentou o trabalho intitulado “A Contação de História como Recurso para a Formação de Leitores: Proposição de Práticas Leitoras para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, que teve como banca os professores Profª. Drª. Luana Teixeira Porto - Orientadora/URI, Profª. Drª. Dra. Lucia Regina Lucas da Rosa - UNILASALLE, Profª. Drª. Elisabete Cerutti – URI.

       Para Neide a experiência de ter feito o Mestrado na URI representa um crescimento pessoal e profissional muito grande. Significa a realização de um sonho, de um desejo que eu tinha de qualificar-me e tornar-me uma profissional melhor a partir do aprofundamento dos conhecimentos necessários à minha prática docente. E a URI, ao oferecer esse curso, o fez com comprometimento de todos os profissionais nele envolvidos, somando uma experiência enriquecedora e frutuosa, plenificada na Dissertação a qual defendi. Esta trata da contação de histórias e formação leitora, discutida com autores e aspectos legais que regem a educação brasileira, que auxiliaram a confirmar a contribuição dessa estratégia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando as práticas leitoras que podem estimular a leitura nesse nível de ensino. Diante dos resultados, foi possível pensar em desafios quanto à proposição e à sua aplicação, observando que a contação de histórias e de práticas leitoras requer formação adequada em termos teóricos e metodológicos, para que representem um diferencial à prática docente e uma forma eficiente de despertar no aluno o desejo de ler.

      Para a orientadora Professora Luana Teixeira Porto a dissertação de Neide é um importante estudo sobre a contação de histórias como elemento de formação humana e de educação literária, pois aponta que a imaginação e oralidade, previstas como essenciais na BNCC, precisam ser objeto de atividades na sala de aula. Além disso, a dissertação apresenta uma proposta de exploração da contação de histórias de modo a oferecer a leitores do trabalho acadêmico e professores possibilidades pedagógicas para a contação não só como elemento lúdico da ação docente, mas como ferramenta de aproximação do leitor com a literatura, que passa a ser significada com base nas atividades apresentadas como sugestões didáticas. Dessa forma, a pesquisa pode contribuir para a formação e a prática docente e pode gerar impacto no cotidiano escolar dos anos iniciais do ensino fundamental."

     

O Programa parabeniza a mestranda Neide pelo trabalho apresentado seriedade e aprovado com louvor.

 



 

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