“O PAPEL DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NA FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE RONDONÓPOLIS - MT”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 20 de outubro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.

O mestrando Rodenil Gonçalves de Jesus, apresentou o trabalho intitulado O PAPEL DAS ESCOLAS DO LEGISLATIVO NA FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DE RONDONÓPOLIS - MT, que teve como banca os professores: Prof. Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer - Orientador/URI, Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho - USP, Profª. Drª. Eliane Cadoná – URI.

Para Rodenil, “Após o programa de mestrado da URI, encontrei respostas e desenvolvi perguntas. A partir dessas perguntas, encontrei motivação e objeto de estudo para o desenvolvimento para minha Tese. Hoje vejo as Escola Legislativa como um organismo dinâmico, movimentado, que sempre está passando por processos de mudanças e adaptações. Enxergo que, como futuro mestre, sempre devo acompanhar essas mudanças e aperfeiçoar o ensinar. Sou grato pela oportunidade de ter participado desse programa que me oportunizou e me mostrou o quanto ainda temos a aprender sobre as escolas parlamentares”.

O mestrando ainda destaca que “as escolas do governo nos dias contemporâneos ainda não possuem uma divulgação de acessibilidade à sociedade de forma clara e objetiva. Pouco se ouve ou fala dessas escolas fora do seu contexto. O objetivo deste estudo foi além de expandir a divulgação do papel destas em todos os níveis de poder, foi tornar claro o trabalho desempenhado por uma respectiva escola dentro da esfera municipal. Na qual seu propósito não se atém somente para formação formal, mas também para uma formação democrática, junto à sociedade e seus colaboradores, para o exercício pleno de sua cidadania”.

Para o professor Daniel, orientador da pesquisa, “O entusiasmo do Rodenil foi contagiante. Apresentou um tema pouco discutido e que merece muita atenção. O resultado foi excelente."

O Programa parabeniza o mestrando Rodenil pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

 

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.