“FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO NAS PROPOSIÇÕES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS/MT: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL”
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 16 de setembro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
O mestrando Marivaldo Souza dos Santos, apresentou o trabalho intitulado “FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO NAS PROPOSIÇÕES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS/MT: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL”, que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI, Profª. Drª. Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues - UFMT, Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI e Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco – URI.
Para Marivaldo, “fazer mestrado na URI foi antes de tudo, compreender que os sonhos são possíveis e que temos a nosso alcance instituições particulares sérias e comprometidas com a formação stricto”.
O mestrando ainda destaca que “pesquisar formação continuada de professores implica em estar interessado no trabalho pedagógico que é feito ou que se pretende fazer para oferecer a esta geração de sujeitos tão envolvidos com as tendências tecnológicas, mas que continua tendo a necessidade de saber interpretar o mundo em sua volta”.
Para a professora Jordana, orientadora da pesquisa, “O agora Mestre Marivaldo, na pesquisa intitulada “Formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio nas proposições da rede pública estadual de Rondonópolis/MT: uma análise documental”, objetivou compreender o que está sendo ofertado, enquanto proposições de formação continuada dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio pelo CEFAPRO, órgão importante e (re)conhecido no município, estado e contexto no qual Marivaldo atua. Para o autor da dissertação, “é indispensável refletir sobre a formação continuada voltada para a construção de cidadãos pensantes, críticos e de múltiplos olhares para a sua própria realidade ou para a realidade que a sociedade vive”. Convido, a fazer a leitura da dissertação, todos/as professores/as que atuam e/ou pesquisam a esse respeito e que compreendem a importância da leitura, independente da disciplina e do nível de ensino.
O Programa parabeniza o mestrando Marivaldo pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.