“DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS INCERTOS: RESSIGNIFICANDO PROCESSOS”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 29 de outubro de 2021 mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.

A mestranda Aline Ribeiro Santos, apresentou o trabalho intitulado “DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS INCERTOS: RESSIGNIFICANDO PROCESSOS” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Silvia Regina Canan - Orientadora/URI, Profª. Drª. Marilene Gabriel Dalla Corte - UFSM, Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - URI.

Para Aline, “participar do programa de mestrado da URI foi, muito mais que profissional, a realização de um sonho pessoal. A experiência vivida é transformadora, amplia suas visões de mundo e de educação e sua missão enquanto participante desse movimento, além da satisfação pessoal em realizar um trabalho de importância acadêmica e prática. Com toda certeza, tudo que foi aprendido nesse programa contribuirá enormemente para minha prática profissional”.

A mestranda ainda destaca que “a dissertação teve como objetivo compreender os principais desafios dos processos de gestão escolar na educação básica considerando as incertezas da contemporaneidade, analisando as interferências históricas, econômicas, sociais e culturais sofridas no campo da gestão, os modelos de gestão e as ressignificações necessárias ao gestor para atender a esses desafios sem prescindir da função dessa entidade enquanto formadora de cidadãos críticos, de forma humanizadora e autônoma”.

Para a professora Silvia, orientadora da pesquisa, “através da dissertação de mestrado intitulada: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS INCERTOS: RESSIGNIFICANDO PROCESSOS, Aline desenvolve um trabalho de pesquisa numa temática atual e extremamente importante para os tempos que estamos vivendo. Nessa linha, considerando que uma das questões mais discutidas na gestão refere-se à qualidade da educação básica e aos desafios de melhorar o conhecimento dos alunos, há que se enfrentar essas questões com muita seriedade e comprometimento. Aline, em sua pesquisa nos faz pensar sobre o quanto os desafios da gestão são profundos e complexos considerando a necessária gestão democrática dos processos e os grandes embates postos pelo modelo gerencialista que se impõe quando a educação passa a ser vista e tratada como mercadoria. Essas considerações são propositivas de novos olhares sobre a gestão e o trabalho da Aline é um convite a esses novos tempos em que precisamos repensar processos e humanizar relações”.

O Programa parabeniza a mestranda Aline pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.