OS RESULTADOS DAS PESQUISAS DOS MESTRANDOS IMPACTAM NOS SEUS COTIDIANOS

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, sente-se honrado em divulgar uma das pesquisas realizadas e divulgadas, no jornal local, do estado do Mato Grosso.

A Professora Mestre e Doutoranda Simone Soares Rissato Alves, foi convidada para dialogar no Jornal Folha Regional do Mato Grosso, no Programa Educação em Ação. Na oportunidade Simone, falou sobre a sua pesquisa de dissertação, a qual foi intitulada “O Entrelugar da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o Desenvolvimento da Criança”.

Simone, destaca a importância da temática de sua pesquisa a qual abordou a transição na educação infantil para o ensino fundamental e o necessário olhar sensível do professora para esse momento vivenciado pela criança que deve ser assegurado pelos educadores que precisam conhecer, analisar, refletir para poder continuar promovendo um desenvolvimento integral e de qualidade aos alunos, que são seres em potenciais e que precisam passar por essa fase de forma tranquila, sem rupturas para que não gere maiores bloqueios dificultando assim outras aprendizagens.

 “O olhar sensível, a escuta atenta e a humanização são princípios necessários dos  educadores   que trabalham nessas etapas e que ambos conheçam as especificidades e valorizem o protagonismo infantil, respeitando e assegurando um ensino que amplie e potencialize os conhecimentos, pois as crianças são constituídas de marcas culturais, sociais, históricas e que precisam ser reconhecidas como seres em movimento que aprendem na inteiração, nas trocas, nas experiências significativas e na exploração dos espaços.

O que mais me motivou a estar no mestrado foi poder pesquisar uma temática que faz parte da realidade escolar a qual vivencio em meu trabalho como professora, na rede estadual e municipal e ainda poder multiplicar conhecimentos, reflexões, debates acerca dessa temática que é a transição, que é tão importante e necessário trazer em discussões nos espaços coletivos.

E atualmente após a conclusão do mestrado ser convidada para estar compartilhando reflexões, provocando debates em formações nas instituições educativas, em jornais locais, entrevistas para blogs educativos da minha cidade e ainda impactando também com meus pares onde atuo como docente”.

O PPGEDU incentiva essa divulgação e socialização, os resultados das pesquisas impactam e podem transformar a área de pesquisa, bem como a realidade dos seus cotidianos.

 

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