PPGEDU conclui a primeira turma Minter
O PPGEDU, em 2019, iniciou a sua trajetória de expansão regional e interinstitucional por meio do Minter, que é um Programa da CAPES que visa à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento social, econômico e cultural, assim como científico-tecnológico e de inovação. O Minter, do PPGEDU, foi realizado em parceria com a Faculdade IBG, de Rondonópolis, no Mato Grosso.
A primeira turma Minter do PPGEDU foi formada por 28 alunos, que tiveram aulas presenciais e on-line a partir da pandemia, participaram de projetos de pesquisa e de extensão e desenvolveram dissertação sob a orientação de professores do Programa. Destes, 27 concluíram com êxito a sua formação e já receberam o título de Mestres em Educação.
Essa turma de estudantes foi formada por professores, técnico-administrativos em educação e profissionais liberais de outras áreas, como Direito, Ciências Contábeis, Psicologia e Administração e buscaram no Minter uma oportunidade de qualificação profissional, desenvolvimento acadêmico e pessoal e valorização social e financeira nos seus espaços de atuação. Reuniu profissionais de mais de 10 diferentes regiões do Mato Grosso, contemplando espaços distantes de Rondonópolis, em um sinal claro de que há sede por saber, interesse por Mestrado, por transformar-se pela pesquisa e ainda mudar suas realidades regionais via ações formativas.
No dia 8 de dezembro, os novos mestres e mestras em Educação celebraram com a coordenação do PPGEDU e a direção da IBG Faculdade a conclusão dos trabalhos que duraram dois anos. Neste tempo, todos os concluintes dessa primeira turma puderam conhecer a URI como universidade comprometida com a formação qualificada, o PPGEDU como centro de excelência na formação humana e acadêmica e a Faculdade IBF como parceira comprometida com a formação de profissionais da região, com o atendimento a demandas de alunos e o cumprimento das exigências formais e acadêmicas para a realização do projeto. E isso ficou evidenciado nos depoimentos de cada egresso, assim como foi ressaltada a parceria interinstitucional que possibilitou a democratização da pesquisa e da formação em nível de stricto sensu em lugares onde essa oportunidade é restrita.
A agora Mestra em Educação Erika Sete, de Primavera/MT, registrou o quanto o Mestrado lhe gratificou por ser “A primeira da família a ter o diploma de mestra. Os meus alunos da escola participaram da defesa, assim como minha família, e isso foi muito gratificante e sinto-me muito emocionada. Agradeço a todos os professores do PPG e à sua orientadora, professora Luana Porto, que tiveram muita paciência durante a pandemia e foram maravilhosos”. Já Márcio Câmara, de Ribeirãozinho/MT, declarou estar “vivendo um momento de muita alegria e que se sente muito feliz por ter concluído o mestrado e por ser o primeiro professor de seu munícipio a ter o título de Mestre. Estou fazendo história por isso, o que é motivo de muito orgulho para mim. Agradeceu o trabalho da IBG, dos professores e da orientação da professora Silvia Regina Canan ao longo da dissertação.” Em outro depoimento emocionado, a mestra Sílvia Regina de Oliveira, de Juína, que fica a mais de 1000km de Rondonópolis, fez questão de testemunhar a sua gratidão por ter podido desenvolver pesquisa e dissertação sobre o trabalho de funcionários da educação e sua atuação nos processos educativos escolares. “Eu encontrei na URI a linha de pesquisa que abraçou meu projeto. Passei em outros mestrados, mas que não aceitavam temas associados a estudos de funcionários de escolas. A oportunidade que eu tive me emociona e gratifica muito”.
Segundo a coordenadora do PPGEDU, professora Luci Mary Duso Pacheco “A experiência de oferta da Turma MINTER URI/IBG 2019-2021 trouxe significativas vivências que fortaleceram a busca pelo conhecimento, a investigação e o aprofundamento teórico/empírico, essenciais para a construção da pesquisa e a formação do pesquisador. Nesse ponto reitera-se a missão do PPGEDU em contribuir significativamente para a formação qualificada de Mestres em Educação na região geoeducacional de Mato Grosso e reafirma-se o propósito de continuar com essa missão na oferta de uma próxima turma.”
Já o diretor da Faculdade IBG, professor Juarez Orsolin, reafirmou “que essa parceria e projeto concluído é motivo de satisfação. A iniciativa de ter trazido o projeto para o Mato Grosso também se deveu à oportunidade dada pela URI, e isso reafirma o nosso propósito de qualificação de recurso humanos e de profissionais da educação. O sentimento, ao concluir esse projeto da primeira turma, é de dever cumprido e de alcance do que foi projetado, o que se confirma pelos relatos de todos os alunos, que vivenciaram desafios pela pandemia e reconheceram a entrega e o comprometimento das duas instituições ao longo do percurso. Isso também corrobora a certeza de que a Faculdade IBG está contribuindo para o desenvolvimento regional. Por isso, também agradecemos a parceria com a URI, que será mantida e que assim possamos estender a oferta de educação e formação qualificada a mais pessoas da região”.