PPGEDU PROMOVE VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEDU), promoveu, na última semana, nos dias 5 e 6 de maio, o VIII Seminário Internacional de Educação e Tecnologias. O evento teve a temática “Processos educativos, inovação e metodologias disruptivas”, fomentando a questão da formação de professores, especialmente a formação inicial e continuada.
A atividade contou com uma programação diversificada, procurando trazer temas variados, dando conta de uma perspectiva do momento pós-pandemia e dos aprendizados dos dois últimos anos, além dos desafios que ainda existem, especialmente no que tange às metodologias disruptivas relacionadas aos processos educativos associados ao uso inovador de tecnologias, principalmente as digitais.
O seminário aconteceu na modalidade on-line, a exemplo do anterior, em 2021. O formato foi repetido, com programação que atende às necessidades contextuais de educação e suas relações com as tecnologias. Foram mais de 300 inscrições, sendo para apresentação de trabalhos um total de 94 comunicações de alunos e professores de todas as regiões do país. O evento atingiu público amplo, chegando a locais que não contemplou em eventos anteriores, mostrando como os recursos digitais proporcionam interações e diversidade de participações.
Segundo a professora do PPGEDU, Ana Paula Teixeira Porto, enquanto participante da organização, foi possível ter avaliação bastante positiva do evento. “Crescemos bastante em uma perspectiva comparativa com edições anteriores e também na questão de problemas com tecnologias e transmissão: no ano anterior tivemos pouquíssimas e, nesse, nenhum. Tivemos um público presente, participando e interagindo, elogiando o evento e sua organização nos comentários do YouTube, plataforma das transmissões, e também no Google Meet, sistema que adotamos para as sessões de comunicação”, comenta.
- Acho que é uma evolução também da nossa própria instituição, pois os alunos vieram mais preparados para fazer suas apresentações, foi feita uma inserção bem mais consolidada dos nossos doutorandos, para muitos já sendo a segunda experiência de mediações e das sessões de comunicação, o que torna também a vivência acadêmica dos nossos de mestrado e doutorado mais intensa, que é o que buscamos. Além disso, devemos destacar o envolvimento deles nas atividades, com equipe completa, intensa em suas atividades, e responsável. Acho que esse também foi o grande diferencial do sucesso que foi o nosso evento - acrescenta a professora.