A Prática e o Estágio como Componentes Curriculares e Espaço de Aprendizagem Profissional para Estudantes do Ensino Médio Técnico
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 31 de maio de 2022 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
O mestrando Valdecir Francisco Balestrin, apresentou o trabalho intitulado “A PRÁTICA E O ESTÁGIO COMO COMPONENTES CURRICULARES E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO”, que teve como banca os professores: Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI, Prof. Dr. Almir Paulo dos Santos - UFFS, Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - URI.
Para Valdecir, “Minha experiência de ter cursado Mestrado em Educação na URI foi desafiadora, instigante e gratificante, pois como professor e supervisor do estágio de estudantes do Ensino Médio Técnico sei a importância do estudo como credencial para as portas do mundo”.
O mestrando ainda destaca que “A prática e o estágio como componentes curriculares e espaço de aprendizagem profissional para estudantes do Ensino Médio Técnico tem como objetivo geral diagnosticar e interpretar percepções de egressos do Ensino Médio Técnico do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, de Erechim – RS, a respeito da prática como componente curricular e investigar a relevância do estágio para a vida profissional do estudante.
O trabalho aborda o termo currículo, seus componentes e a prática dentro do currículo. Trata, também, da prática como espaço de formação e a disseminação teoria-prática e a prática no ambiente da pesquisa (Arboreto do Alto Uruguai). O estudo, discorre, ainda, sobre o estágio com abordagem na legislação acerca do assunto (ensino técnico profissionalizante), na formação do estudante do Ensino Técnico de nível Médio, no campo de aprendizagem profissional e no ambiente da pesquisa.
A pesquisa documental, de campo e de natureza qualitativa foi realizada com 20 alunos do Colégio Agrícola, cujo resultado, confirma a importância da prática e do estágio como componentes curriculares e espaço de aprendizagem profissional para estudantes do Ensino Médio Técnico, contemplando os pilares educativo (formação), ecológico (sustentabilidade) e econômico (a viabilidade da pequena e grande propriedade).
Os estudantes entrevistados ratificaram e de forma unânime a contribuição essencial do estágio obrigatório para a formação humana e pessoal, inclusive mencionando que graças ao estágio dificuldades foram superadas, motivando-os a correr atrás dos sonhos e do projeto de vida.
Para o professor Arnaldo, orientador da pesquisa, “A dissertação do Valdecir, abordou a prática e o estágio como componentes curriculares e a importância deles para a formação técnica do aluno de ensino médio, um trabalho diferenciado por demonstrar o quanto o estágio pode contribuir para a formação e encaminhamento profissional dos egressos da escola técnica.
O Programa parabeniza o mestrando Valdecir pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.