“O IDEB E AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA: FRAGILIDADES E POTÊNCIAS”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 27 de julho de 2022 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

A mestranda Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, apresentou o trabalho intitulado “O IDEB E AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AUTONOMIA: FRAGILIDADES E POTÊNCIAS” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - Orientadora/URI, Profª. Drª. Dora Maria Ramos Fonseca – Universidade Aveiro e Profª Drª Silvia Regina Canan - URI.

Para Estéfani, ““A lógica neoliberal em que a Educação está inserida e que preza pela eficiência e eficácia, não contribui para a autonomia do/a professor/a e de acordo com os sujeitos da pesquisa também não contribui para a formação humana e integral dos estudantes.  Isto posto, a educação deixa de cumprir seu papel social e passa a responder aos preceitos mercadológicos. ”

 Para a professora Edite, orientadora da pesquisa, “As interferências do IDEB identificadas pelos/as participantes, foram o estreitamento curricular e a lógica do mercado que interfere nas práticas pedagógicas e na autonomia do sujeito. ”

O Programa parabeniza a mestranda Estefáni pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.