“CIDADES EDUCADORAS E O ENVELHECIMENTO HUMANO: A DIMENSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA PRESENTE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SESC/RS”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 18 de agosto de 2022 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

O mestrando Adriano do Couto Pereira, apresentou o trabalho intitulado “CIDADES EDUCADORAS E O ENVELHECIMENTO HUMANO: A DIMENSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA PRESENTE NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SESC/RS” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jaqueline Moll - Orientadora/URI, Prof. Dr. Marcio Tascheto da Silva - UFN, Profª. Drª. Lucí T. M. dos Santos Bernardi - URI.

Para Adriano, “O Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI Campus Frederico Westphalen possibilita através de suas linhas de pesquisa um universo de possibilidades para aprofundar o conhecimento em determinado assunto, a partir do acesso a novas metodologias, do fortalecimento do pensamento crítico e da produção de conhecimento que vem a contribuir também com o desenvolvimento regional. Uma experiência ímpar no contexto acadêmico, visando o aperfeiçoamento do discente, qualificando-o enquanto pesquisador e potencializando sua atuação enquanto profissional”

Adriano destaca ainda que “a minha pesquisa, traz a reflexão sobre “Cidades Educadoras e o Envelhecimento Humano”, a partir da compreensão deste movimento coordenado em todo o mundo pela AICE - Associação Internacional de Cidades Educadoras, e de que o envelhecimento humano é uma realidade contemporânea, está dissertação de mestrado investiga os desafios presentes nas Cidades Educadoras Gaúchas, abordando as dimensões das políticas públicas para idosos com foco na educação ao longo da vida.”

Para a professora Jaqueline, orientadora da pesquisa, “A dissertação de mestrado de Adriano aborda temática inovadora e profundamente significativa para a vida em sociedade, qual seja as possíveis interfaces entre uma cidade que se propõe educadora e os tempos de envelhecimento humano. Estuda, especificamente, as ações do SESC para esta população apontando seu potencial pedagógico na construção do pertencimento e do sentido para a vida em comunidade. Trata-se, portanto, de estudo que contribui no âmbito acadêmico para a compreensão de uma problemática pouco estudada e, no âmbito social, para possibilidades de qualificação da vida nas cidades.

O Programa parabeniza o mestrando Adriano pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

 

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