"O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SURDEZ"

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 28 de novembro de 2022 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

A mestranda Carine Mello da Silva , apresentou o trabalho intitulado “O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM SURDEZ” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Ana Paula Teixeira Porto - Orientadora/URI, Profª Drª Graciela Fagundes Rodrigues – IFFAR, Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI, Profª. Drª. Elisabete Cerutti- URI.

Para Carine, “A URI está no meu DNA acadêmico, primeiramente com a graduação em pedagogia, após especialização (pós-graduação lato sensu) em Educação Especial e agora o tão desejado Mestrado em Educação.

Fazer parte do Mestrado em Educação da URI é motivo de orgulho para mim. É esperançar/idealizar/e praticar uma educação criativa, de qualidade e com sentido para os alunos, através da construção do saber de maneira colaborativa, conectada e empática”

Carine destaca ainda que a sua dissertação mostra as possibilidades de AlfaLetrar (termo usado por Magda Soares para unir as palavras Alfabetização e Letramento num elo de aprendizagem simultânea) crianças com surdez pelo viés das tecnologias digitais. A pesquisa ganha destaque pois tem a libras (Língua Brasileira de Sinais) nesse processo. Dando ênfase a alfabetização e letramento em duas línguas simultaneamente. A primeira é visual-gestual e a segunda em língua portuguesa na modalidade de leitura e escrita. “ A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos.” Autor desconhecido.

Para a professora Ana Paula, orientadora da pesquisa, “Carine desenvolve um estudo importante tanto do ponto de vista da educação inclusiva quanto da inclusão digital de forma a aliar dois fatores essenciais, na contemporaneidade, para alfabetização e letramento de crianças com surdez. A pesquisa, com título de “O uso das tecnologias digitais na alfabetização e no letramento de crianças com surdez”, traz uma discussão teórico-crítica e sugestões de práticas educativas mediadas por tecnologias digitais, o que é singular, pois contempla viés sugestivo de como o professor de alfaletrar pode ocorrer na sala de aula com exploração de tecnologias digitais de fácil acesso e gratuitas.”

O Programa parabeniza a mestranda Carine pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

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