Segunda Tese de Doutorado é defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU

No dia 30 de maio de 2023, o doutorando Fernando de Cristo, defendeu a tese de doutorado intitulada “INSTITUTOS FEDERAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DO SEU DESENVOLVIMENTO POR REGIÃO POR MEIO DOS DADOS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Silvia Regina Canan - Orientadora/URI, Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos – UERJ, Prof. Dr. Prof. Dr. Claudio Z. Sanavria – IFMS, Profª. Drª. Jaqueline Moll – URI, Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack– URI.

Para Fernando, “Minha experiência ao cursar o doutorado em educação na URI foi muito gratificante. O contato com os professores e colegas oportunizou grandes momentos de aprendizado e ricas vivências que certamente me acompanharão para sempre. Do mesmo modo poder desenvolver uma tese tendo os Institutos Federais como temática central foi de grande satisfação. Muitos foram os desafios e árduo foi o caminho até a defesa, mas com certeza todo o esforço foi recompensado pela qualidade final do trabalho gerado e o retorno positivo dos avaliadores durante a banca. Fico muito grato a URI, ao PPGEDU, aos colegas, professores e técnicos administrativos que estiveram comigo durante estes quase quatro anos de formação. ”

Para a professora Drª Silvia Regina Canan, orientadora da pesquisa, “A defesa de tese do Doutorando, Fernando de Cristo, representa um marco histórico do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação. Ele foi o segundo a defender uma tese e cumprindo um prazo menor que o estabelecido pela Capes. Isso demonstra o compromisso do Fernando, agora Doutor em Educação, com a pesquisa e com a construção do trabalho de tese. Ele desenvolveu um belíssimo estudo, buscando na Plataforma Nilo Peçanha, dados de todos os Institutos Federais do Brasil, num estudo que mapeou diversas variáveis relativas aos Institutos Federais agrupando-as por regiões brasileiras, identificando diferenças regionais e observando como elas tem influenciado no desenvolvimento destas instituições. Trata-se de um estudo que contribuirá muito com o planejamento da Rede Federal, considerando a riqueza dos dados contidos na Tese. Gostaria de agradecer a confiança do Fernando no nosso Programa de Pós-Graduação em Educação e na minha orientação. Sem dúvidas sua tese será muito importante no contexto de planejamento e estudos dos Institutos Federais do Brasil. Usando as palavras de Fernando “Consideramos que esta pesquisa possa ser o ponto de partida para novas investigações, que permitam qualificar cada vez mais a Rede Federal de Educação Profissional e em especial os Institutos Federais. Na mesma perspectiva vê-se como um campo aberto a muitas e novas discussões considerando, sempre, o entendimento de que a Educação é dinâmica, se transforma e precisa ser, permanentemente, construída. ” (DE CRISTO, 2023, p. 126). Parabéns ao nosso segundo Doutor em Educação. Sucesso! ”

Parabenizamos o Fernando pelo importante trabalho desenvolvido e desejamos sucesso e prosperidade na divulgação dos resultados de sua pesquisa.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.