DEFESA DE DISSERTAÇÃO INTITULADA: FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PROTAGONISMO JUVENIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 03 de agosto de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

A mestranda Edivanda Gambin Albarello, apresentou o trabalho intitulado “FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PROTAGONISMO JUVENIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO” que teve como banca os professores: Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol - Orientador/URI, Prof. Dr. Odair Neitzel – UFFS, Prof. Dr. Clenio Vianei Mazonetto – UFRGS, Profª. Drª. Silvia Regina Canan - URI.

Para Vanusa, “Minha jornada como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões/URI, foi uma jornada de descoberta profunda e crescimento pessoal. Ao escolher o PPGEDU para minha formação em nível de mestrado, eu estava buscando uma oportunidade de aprofundar meu entendimento sobre a educação e, ao mesmo tempo, explorar um tema que me apaixona: a formação científica e o protagonismo juvenil no contexto do Ensino Médio. Desde o início, fui acolhida por uma comunidade acadêmica excepcionalmente dedicada e colaborativa. Os professores do PPGEDU da URI não apenas possuem um vasto conhecimento em suas áreas, mas também demonstram um compromisso genuíno com o crescimento intelectual e o desenvolvimento dos alunos. Suas orientações e feedbacks foram inestimáveis para o progresso da minha pesquisa e para a construção da minha dissertação. O tema da minha dissertação, FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PROTAGONISMO JUVENIL:UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO, representou um desafio estimulante. Ao longo dos dois anos de estudo, fui incentivada a mergulhar profundamente nas teorias educacionais relacionadas ao conhecimento científico e à promoção do protagonismo entre os jovens. Uma das maiores contribuições do PPGEDU da URI para minha vida foi a oportunidade de intercâmbio de ideias e experiências com meus colegas de turma. Como as discussões em sala de aula, mesmo que sala virtuais, foram enriquecedoras, e o compartilhamento de perspectivas diferentes me ajudou a expandir minha compreensão sobre os desafios enfrentados no campo da educação. Além disso, as atividades extracurriculares, como seminários e conferências, oferecidas pelo programa, me permitirão estar atualizada sobre as tendências educacionais e me conectar com outros profissionais da área. Estou grata por ter tido a oportunidade de fazer parte dessa comunidade acadêmica excepcional e de realizar essa jornada de aprendizado e crescimento. O PPGEDU da URI certamente deixou uma marca duradoura em minha vida, moldando-me não apenas como educadora, mas também como uma defensora apaixonada da educação de qualidade e do desenvolvimento integral dos jovens. ”

Para o professor Claudionei, orientador da pesquisa, “Ao pesquisar o Ensino Médio nos horizontes do protagonismo e da formação científica, Edivanda Gambin Albarello assume compromisso de pensar seu campo profissional, sua atuação cotidiana e contribuir com a ciência, com a educação e com os indivíduos que acessam a escola. Demonstra uma preocupação ética, científica e profissional com a permanência e o aprendizado de quem está na escola e faz uma crítica fundamentada aos documentos da BNCCEM e do RCGEM que ufanizam elementos pedagógico-educativos como o protagonismo, a autonomia e a emancipação, mas não alcançam condições econômico-financeiras, estruturais, pedagógicas e curriculares para efetivar avanços interdisciplinares, inovadores e significativos para projetos de vida e enriquecimento integral de quem chega ao ensino médio. O texto FORMAÇÃO CIENTÍFICA E PROTAGONISMO JUVENIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO, dissertação da recém Mestra em Educação, Edivanda, se constitui em potente material de pesquisa e necessária leitura para as redes que desenvolvem a etapa final da educação básica. Parabéns pela dedicação, pelo empenho e pelo debate que o seu texto tem potencial para realizar.

O Programa parabeniza a mestranda Edivanda pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.