FERRAMENTAS DIGITAIS NO AUXÍLIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 28 de agosto de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

A mestranda Clesensia Mesquita Cassiano, apresentou o trabalho intitulado “FERRAMENTAS DIGITAIS NO AUXÍLIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Elisabete Cerutti - Orientadora/URI, Profª. Drª. Maria Elizabete Rambo Kochann –UNEMAT, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco - URI.

Para Clesensia, “Minha trajetória como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI foi marcada por um intenso processo de crescimento e aprendizado. O propósito central que norteou minha entrada no programa consistia em aprofundar meu conhecimento nas áreas de metodologias ativas e ferramentas digitais, com especial ênfase na aplicação desses elementos no contexto do ensino de Matemática. Paralelamente, vislumbrava a oportunidade de explorar meu interesse pessoal pela cibercultura e compreender como este fenômeno poderia impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A qualidade do corpo docente do PPGEDU da URI se destacou como um fator determinante em minha jornada acadêmica. Os professores, além de serem renomados em suas respectivas áreas de expertise, demonstraram um compromisso inequívoco com o desenvolvimento intelectual de seus alunos em todas as etapas da pesquisa.

O tema da minha dissertação: "Ferramentas digitais no auxílio das metodologias ativas no ensino de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental". Dediquei-me a uma imersão profunda nas teorias educacionais relacionadas ao conhecimento científico, ferramentas e tecnologias emergentes e métodos pedagógicos inovadores. O ambiente colaborativo proporcionado pelo PPGEDU permitiu um intercâmbio constante de ideias com meus colegas de turma e de outros programas, enriquecendo consideravelmente minha compreensão dos desafios inerentes à educação contemporânea. A participação em eventos e atividades extracurriculares, como seminários, simpósios, aulas magnas, conferencias, entre outros, não apenas me manteve atualizada em relação às tendências educacionais, mas também me conectou com outros profissionais igualmente comprometidos com a excelência no ensino. Expresso, por fim, minha profunda gratidão por fazer parte dessa comunidade acadêmica excepcional que é a URI-FW e por ter tido a honra de trilhar esta jornada de aprendizado e crescimento. ”

Para a professora Elisabete, orientadora da pesquisa, “Clesencia foi uma orientanda exemplar. Dedicada comprometida e exitosa no seu trabalho de dissertação. Tenho profundo agradecimento em ter estado presente em sua caminhada, a qual desejo muito sucesso nesta etapa que se descortina a partir de agora. ”

O Programa parabeniza a mestranda Clesensia pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.