FINITUDE, ANGÚSTIA EXISTENCIAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM JOVENS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR é tema de defesa de tese no PPGEDU

No dia 28 de agosto de 2023, a doutoranda Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler, defendeu a tese de doutorado intitulada FINITUDE, ANGÚSTIA EXISTENCIAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM JOVENS E ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SCque teve como banca os professores: Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI, Profª. Drª. Hildegard Susana Jung – UniLaSalle, Profª. Drª. Cláudia Battestin – Unochapecó, Profª. Drª. Neusa John Scheid – URI, Profª. Drª. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi – URI.

 “No período entre 2016 e 2018, tive a chance de dar um passo importante na minha carreira acadêmica ao fazer o Mestrado em Educação. Esse curso foi oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no campus de Frederico Westphalen-RS.

Durante esse tempo, escolhi focar meus estudos na área de Formação de Professores. Minha pesquisa explorou se o tema da morte, se este estava presente nos currículos do Ensino Fundamental, entrevistando professores para entender se eles abordavam esse tema em suas práticas em sala de aula.

Com base nos resultados e nos desafios encontrados, decidi continuar minha jornada acadêmica no Doutorado em Educação, também na mesma instituição, de 2019 a 2023. Recebi a honra de uma bolsa da Capes na modalidade I, o que me permitiu me dedicar integralmente ao programa. No meu doutorado, foquei no ambiente escolar, explorando como a finitude humana e a angústia existencial afetam os estudantes do Ensino Médio.

Minha tese, intitulada "Finitude, Angústia Existencial e Sofrimento Psíquico em Jovens e Adolescentes no Contexto Escolar: Percepções de Docentes de uma Escola Pública de Ensino Médio de São Miguel do Oeste/SC", envolveu a realização de discussões em grupo com professores do Ensino Médio para coletar dados.

O Mestrado e o Doutorado em Educação tiveram um impacto significativo na minha carreira e na minha vida pessoal. Minha graduação inicial é em Psicologia, e esses cursos me proporcionaram a oportunidade de conduzir pesquisas na área de educação com foco em aspectos psicológicos. Durante o doutorado, como bolsista da Capes, também participei de projetos de extensão relacionados à minha pesquisa e realizei estágios como professora, o que teve um grande impacto positivo na minha carreira. Esses anos de estudo e pesquisa foram excepcionais, e a busca conjunta por conhecimento em educação e psicologia tem sido uma experiência extremamente valiosa e enriquecedora, disse Rosilei. ”

Para o professor Dr Arnaldo Nogaro, orientador da pesquisa, “A aluna como bolsista cumpriu todos os requisitos, com boas produções e entrevistas qualificadas, desempenhou um trabalho muito bom com a docência orientada e o projeto de extensão.

O seu tema de pesquisa é extremamente relevante e atual por tratar da questão da angústia existencial e finitude, especialmente em escolas, onde percebemos que muitos estudantes estão passando por essa dificuldade e vivendo isso especialmente depois da pandemia.

Rosilei desempenhou muito além das expectativas que se tinha em relação ao trabalho dela e por isso que nós conseguimos produções qualificadas em artigos, e agora a demanda que veio da banca, de socialização, de divulgação e de disseminação desse trabalho inclusive com a orientação de que se encaminhe para a secretaria de educação para que se possa fazer um trabalho junto aos jovens estudantes. ”

Parabenizamos a Rosilei pelo importante trabalho desenvolvido e desejamos sucesso e prosperidade na divulgação dos resultados de sua pesquisa.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.