RELAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE EDUCAÇÃO PARA TODOS E TODAS E BIOSOFIA COMO PROMOÇÃO DA VIDA COM SABEDORIA foi tema de defesa de dissertação no PPGEDU
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 30 de outubro de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
A mestranda Gabrieli Schaffer, apresentou o trabalho intitulado “RELAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE EDUCAÇÃO PARA TODOS E TODAS E BIOSOFIA COMO PROMOÇÃO DA VIDA COM SABEDORIA” que teve como banca os professores: Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol - Orientador/URI, Profª. Drª. Vânia Lisa Fischer Cossetin –UNIJUÍ, Profª. Drª. Laísa Veroneze Bisol - URI.
Segundo a aluna Gabrieli “Minha trajetória como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI, foi uma oportunidade excepcional de desenvolver uma proximidade maior com a pesquisa científica, proporcionando experiências de crescimento pessoal e profissional. Fazer parte do PPGEDU da URI era um objetivo que me acompanhava desde a minha graduação em Pedagogia, realizada nessa mesma universidade. Sempre incentivada pelos professores e professoras que participaram da minha formação inicial, em Pedagogia, busquei o ingresso no curso de Mestrado, com o intuito de dar continuidade a pesquisa que já realizava, oportunizada por uma Bolsa de Estudos de Iniciação Científica, juntamente com o Professor Doutor Claudionei Vicente Cassol.
O tema da minha dissertação: “RELAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E EDUCATIVAS ENTRE EDUCAÇÃO PARA TODOS E TODAS E BIOSOFIA COMO PROMOÇÃO DA VIDA COM SABEDORIA”, nesses dois anos, com o apoio da bolsa de estudo CAPES, busquei dar sequência, ampliar o debate sobre essa temática, afim de compreender como a educação, na sua dimensão pedagógica e de formação cotidiana, pode apresentar possibilidades de promover uma vida com sabedoria e instituir-se política educacional para todos e para todas tanto no sentido do cotidiano para dentro da escola, quanto da escola para a as vivências diárias. Os/as docentes do PPGEDU da URI sempre se destacaram, além da sua qualificação profissional, sempre buscam o cuidado, respeito, pelos seus/suas alunos/alunas, proporcionando momentos de reflexão, diálogo e debate sobre diferentes aspectos imprescindíveis da Educação. Os momentos de diálogo proporcionados entre os colegas de turma e de outros programas, os grupos de estudo, grupos de orientandos/orientadas, com trocas de experiência e conhecimento, foram um alicerce fundamental na conceituação da pesquisa, pois são momentos de grande aprendizado. Além disso, a oportunidade de participar de eventos das mais variadas instituições de educação, como seminários, aulas magnas, webinars, simpósios, conferências, nacionais e internacionais, propuseram o contato com as diferentes pesquisas que acontecem, contextualizadas pela busca da qualificação da educação ofertada nos sistemas educacionais. Esses momentos de conexão com os estudos e pesquisas que estão acontecendo, possibilitam ampliar as compreensões que possuímos sobre a educação. Fazer parte da comunidade acadêmica e científica da URI/FW, é motivo de orgulho e de uma profunda gratidão! ”
Para o professor Claudionei Cassol, orientador da pesquisa, “Realizar esforço no sentido de compreender como a educação, na sua dimensão pedagógica e de formação cotidiana, pode apresentar possibilidades de promover a vida com sabedoria e instituir-se política educacional para todos e para todas tanto no sentido do cotidiano para dentro da escola, quanto da escola para a as vivências diárias, indica o elo orientador da Dissertação que Gabrieli Schäffer defendeu na última segunda-feira, 30/10/2022.
Parabéns, Gabrieli, pela titulação de Mestre. É uma caminhada que exige e faz crescer, de pensar exigente e linguagem científica, de leituras acuradas, densas e interpretações que desenham caminhos na conquista da justiça social, da vida e da sabedoria como condição e possibilidade para todos e todas. Que as leituras, os esforços, as pesquisas e o crescimento, não estacionem; avancem sempre.”
O PPGEDU parabeniza a mestranda Gabrieli pelo trabalho desenvolvido e pela defesa. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa.