FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS/MT
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 27 de outubro de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.
A mestranda Ana Lúcia Almeida Lopes, apresentou o trabalho intitulado “FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE RONDONÓPOLIS/MT” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI, Profª. Drª. Helena Copetti Callai – Unijuí e Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - URI.
Ana Lúcia faz um relato bonito: “Sou educadora. Sempre vislumbrei por uma educação de boa qualidade nas escolas públicas. Sendo professora efetiva na rede Estadual de ensino no município de Rondonópolis/M, atuando nos Anos finais do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica na disciplina de Geografia, senti a necessidade de aprimorar meus saberes e buscar novos conhecimentos para o meu fazer docente. Então, ingressei no ano de 2022 no curso de Pós-graduação Stricto Sensu, especificamente na linha de Pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas do PPGEDU da URI – campus Frederico Westphalen – RS, por ser considerada uma instituição Educacional de excelência, e que sempre se constituiu como uma ponte edificadora para a formação de Mestres e Doutores na área da Educação.
Apresentei meu projeto de pesquisa intitulado: Formação continuada e os saberes na docência em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Rondonópolis/MT. Tendo com orientadora a profa. Dr.ª Jordana Wruck Timm, desenvolvemos a pesquisa através do estudo de campo, dentro da abordagem qualitativa, e trouxemos respostas para o problema ora proposto. Dediquei-me com muito compromisso tanto na investigação como no cumprimento das disciplinas que integram o curso obtendo sempre o conceito A, de excelência.
Como acadêmica, participei de modo ativo de todos os eventos como: seminários, congressos, simpósios, momentos de qualificação e defesa de estudos de pesquisa, enfim de todas as atividades propostas e sugeridas pela instituição. Produzi resumos, artigos, capítulos de livros. Foi um período de grandes aprendizagens e vivências, trocas de experiências e crescimento profissional, principalmente como pesquisadora. Sempre atenta nas orientações e contribuições da professora orientadora e já com a pesquisa parcialmente concluída veio o momento da qualificação. Finalizada a pesquisa de campo, logo a seguir a defesa. A investigação foi considerada pelos membros da banca de grande relevância, e oportuna para o atual momento histórico, após vivenciarmos uma triste e árdua situação de pandemia do Covid-19 onde ocorreram transformações e mudanças rápidas e abruptas tanto na sociedade como na educação. Recebi somente elogios dos membros da banca. Recebo o título de Mestra em educação com muita gratidão. Hoje me considero uma grande pesquisadora, e irei fazer sempre o melhor em meu trabalho docente. Assim, quero poder contribuir de forma efetiva na construção de uma escola pública que seja cada vez mais democrática (cidadã) e que garanta um ensino de qualidade para todos.”
Para orientadora da pesquisa Professora Jordana, “A pesquisa intitulada “Formação continuada e os saberes na docência em Geografia nos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de Rondonópolis/MT”, tinha a intenção de analisar as formações ofertadas para os professores participantes da pesquisa, bem como, dar visibilidade a fala dos mesmos, na condição de atuantes no contexto e participantes da pesquisa. Ana Lúcia, também, além de pesquisadora, atua nesse cenário e, logo, tratou e defendeu seu tema com maestria, propriedade e seriedade. Ademais, era interesse compreender sobre os saberes docentes mobilizados no processo formativo e na atuação, sendo um dos pontos altos do trabalho, ter ouvido todos os professores que atuam no cenário de investigação. Destaco, ainda, a seriedade com que Ana Lúcia conduziu a pesquisa e a minha gratidão por ter acompanhado todo o envolvimento e evolução da nova Mestra em Educação, frente a um tema que lhe é tão caro e é tão caro à Educação. ”
O Programa parabeniza a mestranda Ana Lúcia pelo belíssimo trabalho desenvolvido. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.