ENSINO DE GEOGRAFIA E DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE CAMPO VERDE/MT: DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 06 de outubro de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

O mestrando DEJAIR PAVÃO HENRIQUES, apresentou o trabalho intitulado “ENSINO DE GEOGRAFIA E DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE CAMPO VERDE/MT: DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA” que teve como banca os professores: Profª. Drª. Jordana Wruck Timm – Orientadora/URI, Profª. Drª. Adriana Maria Andreis – UFFS, Profª. Drª. Laísa Veroneze Bisol – URI.

Para Dejair: “Minha trajetória à defesa de mestrado foi uma jornada desafiadora e gratificante. Desde o início, busquei por conhecimento, explorando novos horizontes e mergulhando fundo em fontes de pesquisa. Cada etapa do caminho, incluindo produções e apresentações, foi pontuada por momentos de superação, onde enfrentei obstáculos que me fizeram crescer não apenas academicamente, mas também como indivíduo.

Ao longo dessa etapa, fui incentivado por professores inspiradores e colegas colaborativos, que me apoiaram e desafiaram a alcançar todo o meu potencial, principalmente, minha orientadora Profª. Jordana Wruck Timm que sempre me amparou, tornando minha caminhada mais leve. A produção da minha dissertação representou o ápice dessa jornada, oportunizando contribuições para o avanço do conhecimento dentro da minha linha de pesquisa.

Na qualificação do projeto, minhas intenções foram enriquecidas e lapidadas por uma banca extremamente contributiva e competente e, na defesa, tive a oportunidade de apresentar meus argumentos, respaldados por uma análise criteriosa e resultados significativos. Cada colocação da banca examinadora foi recebida com serenidade, proporcionando feedbacks que vieram agregar ainda mais aos meus resultados.

A defesa de mestrado marcou o fim de uma etapa importante, sempre rodeada e assistida por pessoas extremamente competentes, acolhedoras e incríveis que me ajudaram a chegar até aqui sentindo-me orgulhoso do meu trabalho que foi árduo e determinado e, acima de tudo, contributivo de forma significativa para o campo de conhecimento que escolhi seguir, o qual acredito poder ser inspiração para novos aprendizados e descobertas.”

Para orientadora da pesquisa Professora Jordana, “A pesquisa intitulada “Ensino de Geografia e defasagem de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental da rede pública de Campo Verde/MT: desafios da formação continuada”, aponta para questões que precisam ser (re)pensadas em prol da qualidade de ensino e da qualidade da formação profissional do professor. Portanto, Dejair defende, em sua dissertação, um tema relevante e necessário e o faz com propriedade de quem não apenas pesquisou sobre o local, mas vivencia tal cenário. Além de toda a densidade da discussão teórica, considero um ponto alto da contribuição do estudo para repensar as propostas de formação continuada, não apenas no contexto local da pesquisa, mas também como forma de repensar as formações ofertadas em outros municípios e estados. Além disso, destaco ainda a seriedade com que Dejair conduziu a pesquisa e a minha satisfação por ter acompanhado ele nessa jornada. ”

O Programa parabeniza o mestrando Dejair pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.