TRANSFOBIA E DISCURSOS DE ÓDIO COMO ESPELHO DA VIOLÊNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISE DE COMENTÁRIOS DE REDE SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA DE LINGUAGEM, GÊNERO E EDUCAÇÃO”

 

 

No dia 31 de outubro de 2023, a doutoranda Elisângela Bertolotti, defendeu a tese de doutorado intitulada TRANSFOBIA E DISCURSOS DE ÓDIO COMO ESPELHO DA VIOLÊNCIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISE DE COMENTÁRIOS DE REDE SOCIAL SOB UMA PERSPECTIVA DE LINGUAGEM, GÊNERO E EDUCAÇÃOque teve como banca os professores: Profª. Drª. Ana Paula Teixeira Porto - Orientadora/URI, Profª. Drª. Cilene Margarete Pereira – UNIFAL, Profª. Drª. Rosane Borges – USP, Profª. Drª. Eliane Cadona - URI, Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI.

Segundo Elisângela “Durante o doutorado, tive o privilégio de conviver com profissionais de excelência com formações e atuações em áreas distintas, o que oportunizou um viés transdisciplinar para refletir sobre a Educação em sentido amplo e restrito. Em todas as aulas, a essência sensibilizadora da Educação foi protagonista, visando a proposições, a debates, a críticas que me oportunizaram uma transformação como ser humano e profissional (docente e pesquisador). 

Dessa forma, motivada por tantos diálogos e reflexões, elaborei, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto, tese que propõe, com ousadia e originalidade, desacomodar (pré)conceitos enraizados no imaginário social e olhar, atentamente, para a realidade atual e as regressões sociais. Focalizamos a transfobia nas redes sociais, tendo como objeto de análise comentários de uma rede social. Pesquisa desafiadora, com resultados excelentes indicados pela banca examinadora.

Nas atividades propostas pelo Programa de Doutorado, pude dissertar em torno dos discursos de ódio sobre a transexualidade nas redes sociais, indicando a tese resultante de minha investigação, composta no formato de cinco artigos científicos. Foi um estudo interdisciplinar que contemplou ampliação das perspectivas de leitura não apenas dos comentários de ódio, mas também de suas relações com a sociedade e seus regressos - tudo atravessado pelo debate com a Educação.”

Para sua orientadora professora Ana Paula “A pesquisa realmente transforma vidas, altera rotas, acena a outros olhares sobre o mundo, amplifica a paixão pela descoberta e pelos desafios mesmo com dificuldades comuns de quem quer estudar mais em um país como o nosso . Com essa perspectiva descrevo a trajetória de Elisangela do Programa de Doutorado em Educação. Sempre com disposição e brilho no olhar, trabalhando arduamente em rotina de 60h semanais, manteve-se dedicada a seu objetivo: concluir sua tese com uma pesquisa motivadora, original e inspiradora para si e para tantos outros  pesquisadores que acreditam nos Direitos Humanos, na Educação, na Leitura, na Formação Humana. E isso foi coroado em sua defesa de tese, com apresentação oral de excelência à altura de sua pesquisa - e com as arguições da qualificada e interdisciplinar banca e suas exigentes e atentas leituras do texto. Não tenho dúvidas que para Elisangela - assim como para mim - valeu cada esforço para chegar à conclusão da pesquisa. Certamente com motivação para outras que hão de vir.”

O Programa de Pós Graduação em Educação da URI, parabeniza a Elisangela pelo importante trabalho desenvolvido e deseja sucesso e prosperidade na divulgação dos resultados de sua pesquisa.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.