A DEFASAGEM ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA QUESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 07 de novembro de 2023 mais uma defesa de dissertação do Mestrado em Educação.

O mestrando Franklin Antônio Inácio Freitas, apresentou o trabalho intitulado A DEFASAGEM ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO: UMA QUESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICASque teve como banca os professores: Profª. Drª. Edite Maria Sudbrack - Orientadora/URI, Profª. Drª. Prof. Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto – UFSM, Profª. Drª. Neusa Maria John Scheidt – URI e Profª. Drª. Silvia Regina Canan – URI.

Franklin ressalta que, “A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Câmpus de Frederico Westphalen é um programa de referência em todas as áreas do conhecimento acadêmico no Brasil e no mundo. Possui disciplinas e professores conectados com a realidade da vida que se vive e possibilita que seus alunos desenvolvam pesquisas que estejam baseadas na realidade. Além disso, a URI possui uma ampla gama de grupos de pesquisas, palestras e cursos que expandem os repertórios de seus alunos. Inúmeras vezes, a URI viabilizou que seus alunos recebessem professores de referência reconhecidos mundialmente para darem cursos on line e presencias para nós. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – PPGEDU, é um programa conceituado, nota 4 no MEC, uma universidade respeitada por todo o Brasil e no exterior. Professores renomados com pesquisas atuais. Acredito que possuir um diploma expedido por esse programa abrirá muitas portas em minha carreira acadêmica e profissional. Por tudo isso, acredito que fiz um excelente investimento em participar do PPGEDU – Mestrado em Educação da URI. Antes mesmo de ingressar no PPGEDU – Mestrado em Educação, em 2022, já tinha lido alguns artigos científicos que faziam referência ao Programa e acabei me interessando pela linha de pesquisa do programa o que foi determinante para a escolha do Mestrado na URI. Agora após a defesa, pretendo evoluir o que comecei e renovar meu apreço pela ciência: durante o Mestrado, aprendi que o caminho é tão importante quanto o resultado, pois é por meio dele que a construção do trabalho acontece, que o texto passa a fazer sentido. O PPGEDU – Mestrado em Educação ensinou para mim que o conhecimento é algo contínuo e que o desafio deve ser sempre encarado como uma oportunidade. Assim, registro aqui minha alegria em poder ter concluído o mestrado em educação na URI.”

A professora Edite, orientadora da pesquisa, ressalta que “O estudo de Franklin aprofundou a reflexão da Defasagem escolar na educação básica no período pandêmico. A pesquisa aponta elementos para contribuir com políticas públicas mais efetivas para o enfrentamento da problemática educacional.”

O Programa parabeniza o mestrando Franklin pela bela pesquisa apresentada e agradece a confiança depositada na Uri e no Programa de Pós Graduação em Educação. Desejamos sucesso na sua trajetória profissional após este importante passo na vida acadêmica.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.