IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: SER PROFESSOR/A NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ITAPIRANGA/SC
No dia 02 de julho de 2024 a mestranda Suelen Bourscheid, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: SER PROFESSOR/A NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ITAPIRANGA/SC”, que teve como banca os professores: Profª. Dra Jordana Wruck Timm - Orientadora/URI/FW - Profª. Dra. Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi – URI/FW – Profª.Dra. Luciana Backe - UNILASALLE.
Para Suelen em meio a motivações a levaram, com muita alegria em 2022, a ingressar no curso de Mestrado URI/FW no PPGEDU Stricto Sensu em Educação, foi uma experiência desafiadora e enriquecedora, Na condição de bolsista CAPES, pode explanar o leque de oportunidades para evoluir como pesquisadora, onde são condições que incentivam a vida acadêmica. Enquanto pedagoga e pesquisadora, sempre demonstrou interesse na pesquisa, ainda mais em tema que aquece o coração: entender os saberes que perpassam pelo professor, para se tornar uma figura tão importante na educação. Percebeu que os saberes docentes são potentes e precisam ser constantemente revisitados. Que a identidade docente perpassa de uma profissão que se reconstrói diariamente, que evolui, cresce e aprende na mesma intensidade. A docência é complexa e intensa, requer constantes re(construções) das práticas educativas, e certamente reflete em constantes re(construções) da identidade docente. A pesquisa promove uma nova perspectiva e análise sobre a imponente e pertinente relação existente entre a identidade docente e os saberes, enriquecendo a compreensão teórica desta temática. Certamente, esses saberes construídos a partir do resultado da pesquisa podem auxiliar os docentes de Itapiranga/SC a aprimorar suas metodologias, sua prática docente e repensar as formações continuadas. A identidade docente está sempre, em todos os seus espaços e circunstâncias, em constante transformação e discussão.
Para a Professora Dra Jordana Wruck Timm, orientadora da pesquisa, “A defesa de dissertação da pesquisa de Suelen, tinha a intenção de investigar quais os saberes docentes são mobilizados e como podem auxiliar na (re)construção e (re)constituição da identidade docente dos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Itapiranga/SC. Além de pesquisadora, atuante no cenário, defendeu seu tema com maestria, propriedade e seriedade. Ademais, era interesse compreender sobre os saberes docentes mobilizados na (re)construção identitária dos docentes desde o processo formativo até aos mobilizados durante a atuação, sendo um dos pontos altos do trabalho, ter ouvido os professores que atuam no cenário de investigação, por meio da realização de entrevistas. Destaco, ainda, a seriedade com que Suelen conduziu a pesquisa e a minha gratidão por ter acompanhado todo o envolvimento e evolução da nova Mestra em Educação, frente a um tema que lhe é tão caro e é tão caro à Educação.
O Programa parabeniza a mestranda Suelen Bourscheid, pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.