“POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO APRENDIZADO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO”
No dia 29 de julho de 2024, a mestranda Ana Maria Pereira Do Nascimento, defendeu a dissertação de mestrado intitulada “POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO APRENDIZADO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO” que teve como banca os professores: Prof. Dr. Claudinei Vicente Cassol - Orientador/URI, Prof Dra. Carina Copatti (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) e Prof. Dra. Eliane Cadoná (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW)
Para Ana Maria, a defesa da sua dissertação no PPGEDU da URI/FW foi um momento marcante na trajetória acadêmica. O foco da pesquisa foram as tecnologias assistivas (TAs) no aprendizado escolar de alunos/as com deficiência visual, um tema essencial na atualidade. As experiências em ambientes educacionais destacaram os desafios enfrentados por educadores/as e pessoas com baixa visão e cegos/as totais, impulsionando a investigação sobre como essas tecnologias podem facilitar o aprendizado e a autonomia dos estudantes. A pesquisa bibliográfica possibilitou um levantamento extenso sobre as TAs e suas aplicações, enquanto a análise interpretativa aprofundou a compreensão dos desafios e das experiências de educadores/as e alunos/as com deficiência visual. A análise dialética e hermenêutica foi utilizada para identificar as potencialidades e os obstáculos no uso dessas tecnologias no ambiente escolar e extracurricular. Onde os resultados demonstraram como ferramentas como leitores de tela e softwares de ampliação podem transformar a experiência educacional, promovendo inclusão. Evidenciou-se a necessidade de integrar teoria e prática, bem como a importância da formação continuada de professores/as. O suporte institucional da URI/FW e a orientação do Professor Dr. Claudionei Vicente Cassol foram fundamentais, não apenas para a orientação acadêmica, mas também para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre os temas abordados. Onde as tecnologias assistivas são fundamentais para uma educação acessível, e o debate gerado reforça a responsabilidade de continuarmos buscando soluções para os desafios enfrentados nos âmbitos escolar, social, cultural, político e financeiro. Essa abordagem abrangente é relevante para assegurar que todos os/as alunos/as tenham as ferramentas necessárias para um aprendizado eficaz e integrador.
Para o professor Dr. Cassol, orientador da pesquisa “A defesa da dissertação de mestrado de Ana Maria, “É com orgulho que chegamos ao final de uma caminhada que consagra Mestra, a dedicada, aplicada e esforçada Ana Maria, exigente consigo mesma a ponto de me deixar a imagem de alguém “operando em alta voltagem”. Ela foi sua 14ª orientanda, que dissertou, com o objetivo de Problematizar as potencialidades das tecnologias assistivas no aprendizado escolar de pessoas com deficiência visual. Demonstrou preocupação com os recursos adaptados que pudessem potencializar o aprendizado, a participação, o envolvimento e a inclusão de pessoas com deficiência visual em atividades cotidianas e de ensino escolar. A problemática tem origem nas preocupações com o desenvolvimento de atividades para pessoas com deficiência visual e desafios enfrentados pelos/as educadores/as em relação ao aprendizado de alunos/as com deficiência visual, especificamente, ao utilizar tecnologias assistivas como ferramentas de ensino-aprendizagem. Ana Maria desenvolve suas atividades docentes entre pessoas cegas. O estudo de Ana Maria pode contribuir para a produção de conhecimento científico na área de inclusão, educação e tecnologias assistivas e oportuniza a reflexão entre pesquisadores/as, sociedade e profissionais da educação.
O Programa parabeniza a mestranda Ana Maria Do Nascimento, pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.