“PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA (IR)REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA”

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 27 de setembro de 2024 mais uma defesa de dissertação de Mestrado em Educação.

A mestranda ELIARA MARIA BANDIERA, apresentou o trabalho intitulado “PRÁTICAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA (IR)REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA” que teve como banca as professoras Profª. Drª. Camila Aguilar Busatta – Orientadora/URI, Profª. Drª. Tania Denise Miskinis Salgado – UFRGS, Profª. Drª. Elisabete Cerutti – URI.

Para Eliara: “Sou professora em escolas públicas e privadas no estado de Santa Catarina há cerca de 19 anos e a minha experiência ao longo deste percurso formativo, no curso de mestrado e em relação ao programa de Pós-graduação em Educação da URI de Frederico Westphalen, foi uma espécie de construção em diversos aspectos, primeiramente, percebi a minha evolução como acadêmica por meio das aulas e das reflexões contidas em cada disciplina cursada no programa, através do amplo conhecimento agregado, por mediação dos docentes do PPGEDU, dentre os quais são altamente gabaritados e com vasta densidade teórica, fornecendo-nos suporte para a edificação de nossas pesquisas, análises e o desenvolvimento de nossa criticidade, algo relativamente importante para a escrita acadêmica e para o desenvolvimento das leituras e de futuras argumentações em trabalhos acadêmicos.

Certamente, concluo este curso de Mestrado, com a certeza da inclusão de uma nova e rica bagagem no campo educacional, acerca de todos os conhecimentos agregados e consolidados ao longo dessa árdua, mas maravilhosa trajetória na pós-graduação.

Agradeço a todos os envolvidos nessa conquista, desde a coordenação do programa, regido com maestria e competência pela Prof. Dra. Luci Marly Duso Pacheco, as meninas da secretaria do PPGEDU Liana e Louise, que sempre nos auxiliaram da melhor forma possível e inúmeras vezes sanando dúvidas recorrentes às documentações e demais incertezas que porventura surgiram nesse tempo.

Agradeço a banca de defesa da dissertação, Profª. Dra Tânia (UFRGS) e Profª. Dra. Elisabete (URI), que sabiamente conduziram este processo final, com contribuições pertinentes e pontuais, que só enriqueceram ainda mais a minha pesquisa e o tema proposto.

Agradeço especialmente à minha orientadora, Profª. Dra. Camila Aguilar Busatta, sempre muito presente em toda essa trajetória da pesquisa e em diversos momentos extremamente necessários, para que a continuidade dos estudos se concretizasse. Obrigada Profª Camila por todo o seu conhecimento compartilhado nesses dois anos de pesquisa, pelo apoio, parceria e pela amizade construída ao longo desse percurso. Você faz parte dessa história alicerçada por meio das conquistas e produções adquiridas nesse caminho acadêmico que resolvi trilhar.

A minha pesquisa no PPGEDU da URI está inserida na Linha de pesquisa de Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias e versa a respeito das transformações transcorridas a partir dos avanços de novas tecnologias no século XXI. Diante disso, percebe-se uma necessidade de mudança também nos espaços escolares, na formação de professores e considera-se também muito importante refletirmos sobre melhorias nos investimentos em políticas públicas educacionais, que possam garantir evoluções positivas na infraestrutura das escolas públicas, bem como a preparação de docentes para atuar mediante os novos desafios tecnológicos impostos à sociedade contemporânea.

Essa pesquisa objetivou investigar, analisar e refletir a respeito de práticas metodológicas e a utilização de ferramentas digitais educacionais e como estas encontram-se presentes no cotidiano das escolas públicas do Extremo Oeste de Santa Catarina. A pesquisa buscou analisar de que maneira essas práticas ou didáticas inovadoras, aparecem descritas nos documentos norteadores das práticas escolares, como os Projetos Políticos-Pedagógicos (PPPs) dessas escolas. Também realizamos uma pesquisa de campo, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, com professores da área de Ciências da Natureza, para então aprofundarmos ainda mais na pesquisa a respeito da inserção e aplicabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e como os professores dessas áreas costumam aplicar essas ferramentas digitais em sala de aula para os processos de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido e para concluir, tanto o PPP das escolas pesquisadas, como a pesquisa realizada com os professores, trouxe à tona problemas relacionados à infraestrutura e a falta de tecnologias adequadas para a incorporação efetiva das tecnologias digitais em sala de aula e nos demais espaços da escola, os docentes também reportaram a falta de formação adequada, principalmente em relação a formação continuada, importante para compor novas práticas pedagógicas e a implementação eficaz das TDICs.”

O Programa parabeniza a mestranda  Eliara pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

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