DEFESA DA DISSERTAÇÃO: “O ENSINO DA MATEMÁTICA E A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA”
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 28 de junho mais uma defesa de dissertação da turma MINTER – URI/IBG de Rondonópolis do Mestrado em Educação.
O mestrando José Marcos Felipe, apresentou o trabalho intitulado “O ENSINO DA MATEMÁTICA E A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA”, que teve como banca os professores Profª. Drª. Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi - Orientadora/URI, Profª. Drª. Nilce Fátima Scheffer - UFFS, Profª. Drª. Luana Teixeira Porto – URI.
Para José “É enriquecedor o trabalho desenvolvido pela equipe da URI, esforços compartilhados em prol da construção do conhecimento, Professores capacitados que propiciam o diálogo e a reflexão, criando possibilidades para o crescimento pessoal e profissional. Desejo muito continuar com essa equipe, estarei participando da seleção do Doutorado a fim de ampliar a pesquisa e poder contribuir ainda mais com a sociedade. A pesquisa A MATEMÁTICA E A PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS: PROJETANDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO, tem por objetivo geral a proposição de uma dinâmica didático-pedagógica para o ensino de Matemática a partir do tema Prevenção de Incêndios Florestais, que articule os Três Momentos Pedagógicos e a proposta STEAM como elementos constitutivos de um Ambiente de Aprendizagem na perspectiva investigativa.”
Para a orientadora Professora Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi “A defesa de José Marcos representa a materialidade de um processo formativo de educador e pesquisador. O trabalho apresentado traz a Educação Matemática Crítica como elemento para discussão de proposições investigatórias para preservação ambiental, especialmente combate a queimadas em cenários florestais. Apresenta uma proposta original e criativa, o Pequi Pedagógico, que contribui para o ensino da matemática com um viés social e crítico, e com o uso de tecnologias no cotidiano da sala de aula na Educação Básica”.
O Programa parabeniza o mestrando José pelo trabalho apresentado com seriedade, pela inovação em apresentar uma proposta de estudo original e criativa e pela aprovação no Mestrado em educação.