Egressa do Mestrado em Educação realiza intercâmbio na Inglaterra

Egressa do Mestrado em Educação realiza intercâmbio na Inglaterra

A egressa do Mestrado em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Tereza Bins de Assis, está na Inglaterra para um intercâmbio de estudos e imersão cultural.

Tereza, que defendeu a sua dissertação no mês de julho deste ano, com o tema focado em “formação de leitores”, atua como professora de Língua Portuguesa em uma escola no município de Nova Mutum, Estado de Mato Grosso, e foi selecionada para o intercâmbio em razão dos resultados positivos obtidos pela instituição de ensino onde atua.

Em agosto de 2024, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram um salto de 14 posições do Ensino Médio da Rede Estadual no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. O estado avançou da 22ª posição em 2019, com nota 3,4, para o 8º lugar em 2023, com nota 4,2.

Juntamente com 14 estudantes e duas monitoras do Programa Mais Inglês, Tereza ficará por 21 dias em Londres para estudar a Língua Inglesa com professoras nativos e realizar passeios culturais pela região.

“Foi um prêmio muito comemorado pela escola e por mim, que sou professora da educação básica há mais de 26 anos, participando ativamente de muitas ações para a melhoria do ensino dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O mestrado, que realizei na URI, foi de grande importância para potencializar o trabalho em sala de aula e aprimorar ainda mais as didáticas, o que, sem dúvidas, contribuiu para a melhora dos indicadores”, destaca a egressa.

Ainda de acordo com Tereza, desde 2022 está em execução um pacote de ações para a melhoria na educação de MT, ações estas voltadas para o desenvolvimento da tecnologia, leitura, escrita e educação financeira.

Sobre a experiência

Durante a estadia naquele país, os selecionados são acolhidos na casa de famílias inglesas que acolhem os estudantes em duplas, oferecendo as principais refeições e dando as orientações necessárias para o acesso à escola de língua inglesa. Todas as despesas da viagem são custeadas pelo governo de MT, por meio da empresa One Operadora, do Rio Grande do Sul.

“A escola recebe os alunos e professores intercambistas com um bom acolhimento, promove orientações e passeios para uma boa imersão dos estudantes e a cultura local”, afirma Tereza.

A escola conta com estudantes de diversos países do mundo, como Tailândia, China, Arábia Saudita, Colômbia, Espanha, Suécia e Brasil.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.