“RESOLUÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES: ESTRATÉGIAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A APROXIMAÇÃO DAS PRÁTICAS E COMPARTILHAMENTO DOS PROCEDIMENTOS”
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 30 de julho de 2024 mais uma defesa de dissertação de mestrado.
A mestranda Susana Michels apresentou o trabalho intitulado que teve como banca os professores Profª. Drª. Mônica Tessaro, Profª. Drª. Luci Mary Duso Pacheco e Prof. Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer – Orientador.
Para Susana: “Minha experiência no PPGEDU em relação à defesa de dissertação de mestrado foi uma jornada de intensa dedicação, aprendizado e superação. Elaborar estratégias de resolução de conflitos Escolares foi um desafio, mas também um marco para que possamos auxiliar muitas escolas que se encontram nessas situações. Ter esse suporte é fundamental.
O processo de elaboração da dissertação exigiu uma profunda reflexão sobre o tema escolhido, que, no meu caso, envolvia um aspecto específico da educação. Desde o início, fui desafiado a construir uma argumentação sólida, combinando teoria e prática de maneira coerente. A orientação dos professores foi fundamental nesse processo, pois eles me ajudaram a refinar a ideia inicial, sugerindo leituras e metodologias adequadas para o meu tema de pesquisa.
À medida que a dissertação foi sendo finalizada, a preparação para a defesa se tornou uma prioridade. Foram semanas de revisão minuciosa do texto, além de um trabalho constante de antecipação das perguntas que poderiam surgir durante a defesa. Conversar com colegas e outros orientadores, simular a apresentação e ensaiar foram estratégias essenciais para garantir que eu estivesse pronto para qualquer desafio.
A defesa da dissertação foi um momento de grande ansiedade, mas também de realização. A apresentação foi o ponto culminante de muito tempo de estudo e esforço. Lembro-me de me sentir nervoso no início, mas, à medida que fui avançando na exposição dos principais pontos do meu trabalho, minha confiança foi crescendo. A interação com a banca foi muito produtiva, pois, além de realizar perguntas, os membros da banca fizeram comentários que enriqueceram a pesquisa. Alguns apontamentos sugeriram ajustes para tornar o texto ainda mais claro e impactante.
Após a defesa, o alívio e a sensação de dever cumprido foram imensos. Embora houvesse pequenas correções a serem feitas no texto, a aprovação foi uma conquista significativa. A experiência foi um marco não apenas na minha formação acadêmica, mas também no meu desenvolvimento pessoal e profissional. A defesa da dissertação simbolizou a conclusão de um ciclo de aprendizado e o início de novas possibilidades no campo da educação.
Em resumo, a experiência no PPGEDU foi desafiadora, mas extremamente gratificante. A defesa de minha dissertação foi um momento culminante que refletiu todo o esforço e dedicação dos anos de mestrado. Ela representou não apenas o fechamento de um capítulo acadêmico, mas também a validação do trabalho realizado, com contribuições para o campo da educação.”
Para o orientador Daniel Pulcherio Fensterseifer “A Susana apresentou a dissertação dela de uma forma muito objetiva e clara. As vezes é difícil conseguir apresentar toda uma pesquisa em tão pouco tempo, mas dado o domínio que ela tinha sobre o trabalho ela conseguiu fazer de uma forma muito eficiente. A banca contribuiu bastante, apontando os pontos fortes do trabalho e alguns itens que poderiam ser repensados no futuro. De uma forma geral, a Susana mostrou que é uma pesquisadora muito qualificada e que certamente tem muito a contribuir com uma pesquisa de nível de doutorado mais adiante.”
O Programa parabeniza a mestranda Susana Michels pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudo