Zygmunt Bauman e a Educação para as novas gerações: possibilidades de superação da modernidade líquida?
No dia 26 fevereiro de 2025, o mestrando Gilson José Gonchorovski, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “ZYGMUNT BAUMAN E A EDUCAÇÃO PARA AS NOVAS GERAÇÕES: POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DA MODERNIDADE LÍQUIDA? ”. Que teve como banca os professores Prof. Dr. Claudionei Vicente Cassol – URI - orientador, Prof. Dr. Jaime José Zitkoski - UFRGS, Prof. Dr. César Riboli (URI)
Para Gilson, o dia da banca de defesa foi um momento esperado, trabalhado, imaginado, sonhado e quando o dia da defesa chegou, foi um momento de ansiedade, mas também um momento de muita alegria e felicidade, pois muita dedicação e trabalho foram empregados na dissertação e o desejo maior de todos é que toda essa dedicação desses bons frutos. Zygmunt Bauman trabalha com conceitos complexos e metáforas desafiadoras e para dar suporte a pesquisa utilizamos as teorias de vários autores entre eles Paulo Freire. Não foi uma tarefa fácil compreender a educação atual e ao mesmo tempo as influências da sociedade contemporânea em nossos educandos e educandas. O mestrado foi sem dúvidas uma experiência única e uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal, profissional e ao mesmo tempo a possibilidade de vislumbrar novos horizontes. Acredito que fui muito abençoado em ter uma oportunidade de cursar o mestrado, pois tive professores excelentes que me auxiliaram em vários momentos em minha trajetória. Aliás, gostaria de agradecer de coração a todos os funcionários, professores e colegas que me ajudaram na minha caminha para me tornar mestre.
O programa de Pós-Graduação parabeniza o mestrando Gilson José Gonchorovski pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e a continuidade dos estudos.