Recursos didáticos multimodais para aprendizagem no ensino técnico: a cultura digital e a produção multimodal
O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 06 de maio de 2025 mais uma banca de defesa de tese do doutorado.
A doutoranda KATIA ZARDO apresentou o trabalho intitulado "RECURSOS DIDÁTICOS MULTIMODAIS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO: A CULTURA DIGITAL E A PRODUÇÃO MULTIMODAL" que teve como banca: Profa. Dra. Elisabete Cerutti - Orientadora/URI; Profa. Dra. Luana Priscila Wunsch -PPGE Prof. Dr. Roberto Vilmar Satur - PPGOA; Profa. Dra. Lisandra Pinto Della Flora - IFFAR/Convidada; Profa. Dra. Ana Paula Porto - URI Profa. Dra. Eliane Cadoná - URI.
Para KATIA ZARDO, sua trajetória no Doutorado em Educação na URI foi marcada por muitos aprendizados, desafios e transformações. Desde o início, meu objetivo foi desenvolver uma proposta que dialogasse com as necessidades reais da sala de aula, especialmente no contexto do Ensino Técnico em Agropecuária. Onde sua tese, surgiu dessa inquietação: como tornar o processo do ensino técnico mais acessível, interessante e conectado com os estudantes. A partir disso, desenvolvi uma metodologia para a criação de materiais didáticos multimodais, com foco em podcasts e animações educacionais. Mas mais do que falar sobre recursos e tecnologias, essa tese é também sobre humanização. Ao longo do doutorado, ficou cada vez mais claro para mim que, mesmo usando ferramentas digitais, a tecnologia só faz sentido se contribuir para melhorar a experiência de aprendizagem, aproximar professor e aluno e respeitar os diferentes modos de aprender. Concluir o doutorado foi um marco na minha vida. Sinto que essa pesquisa não contribui apenas com o ensino técnico em Agropecuária, mas também com outros cursos e níveis de ensino que queiram explorar novas formas de ensinar com qualidade, significado e sensibilidade. A produção de materiais didáticos multimodais é, acima de tudo, uma oportunidade de tornar a educação mais viva, interativa e próxima da realidade dos estudantes.
O Programa parabeniza a doutoranda KATIA ZARDO pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.