Gênese epistemológica das metodologias ativas: uma incursão em autores clássicos do pensamento pedagógico

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 30 de junho de 2025 mais uma defesa de dissertação do mestrado.
A mestranda JOELMA SILVA DOS  SANTOS apresentou o trabalho intitulado “GÊNESE EPISTEMOLÓGICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA INCURSÃO EM AUTORES CLÁSSICOS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO"  que teve como banca os professores Prof. Dr. Arnaldo Nogaro - Orientador/URI, Prof. Dr. Almir Paulo dos Santos - UFFS e Prof°. Dr°. Marinês Aires- URI.
Para JOELMA SILVA DOS  SANTOS sua trajetória acadêmica tem sido marcada por um intenso processo de desenvolvimento e reflexão acerca das metodologias ativas no ensino. O projeto que tenho desenvolvido agora pronto para a minha defesa, intitulado "Gênese Epistemológica das Metodologias Ativas: uma incursão em autores clássicos do pensamento pedagógico", reflete não apenas meu interesse pessoal, mas também a necessidade de investigar as bases teóricas que sustentam práticas educacionais contemporâneas. Foram momentos desafiadores, pois a adaptação ao rigor acadêmico do mestrado demanda disciplina e comprometimento. No entanto, o ambiente acolhedor e estimulante da URI-FW, fez com que essa transição fosse mais fluida. Participar de seminários e grupos de pesquisa me proporcionou uma visão mais ampla sobre os debates contemporâneos em educação e, ao mesmo tempo, aprofundou minha pesquisa sobre as metodologias ativas. A elaboração do projeto de pesquisa foi um processo criativo e reflexivo. Um dos pontos que mais me intrigou foi a resistência que, por vezes, se observa na aplicação de metodologias ativas, mesmo em um cenário educacional que demanda inovação e criatividade. À medida que meu projeto avança, percebo como a intersecção entre teoria e prática é essencial para o desenvolvimento de metodologias que realmente façam sentido para os alunos. A reflexão crítica, provocada por autores clássicos, continua sendo uma âncora para a compreensão das nuances e dos desafios que encontramos nas dinâmicas de sala de aula contemporâneas. Assim, minha experiência no PPGED da URI-FW tem sido um verdadeiro caminho de crescimento, tanto acadêmico quanto pessoal e profissional. Acredito que a pesquisa em educação deve sempre partir de um olhar atento às particularidades de cada contexto, e minha missão é ajudar a construir um ensino que respeite e valorize a singularidade de cada aluno.
O Programa parabeniza a mestranda JOELMA SILVA DOS  SANTOS pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.