O ensino de libras como segunda língua para ouvintes no ensino médio: uma proposta educativa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 28 de julho de 2025 mais uma defesa de dissertação do mestrado.
A mestranda ROSANE PAGNUSSAT apresentou o trabalho intitulado "O ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OUVINTES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA"  que teve como banca os professores Prof. Dr. Cesar Riboli - Orientador/ URI,Profa, Dr°. Camila Regina Rostirola - UNOESC e Prof. Dr. Claudinei Vicente Cassol- URI.
Para Rosane sua trajetória no Programa de Pós-Graduação em Educação da URI-FW foi marcada por momentos de grande significado pessoal e acadêmico, tecidos com alegria, dedicação e constante reflexão. Desde o início do processo seletivo, fui envolvida por um sentimento de satisfação e expectativa. Cada etapa vencida desde a inscrição, análise do projeto, entrevista e, por fim, a aprovação trouxe consigo a confirmação de que trilhar este caminho era parte essencial do meu percurso formativo. A pesquisa: “O ensino de Libras como segunda língua para ouvintes no Ensino Médio: uma proposta educativa”. Este tema, que emergiu de inquietações vividas em minha prática profissional e em diálogos com a realidade escolar, carrega em si o compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva. A proposta nasceu do desejo de compreender como o ensino da Língua Brasileira de Sinais pode contribuir para a promoção da inclusão social e cultural da comunidade surda, especialmente a partir da formação de estudantes ouvintes capazes de se comunicar em Libras e atuar como agentes da inclusão em seus contextos escolares. A investigação foi ancorada em uma sólida fundamentação teórica, sustentada pela revisão da literatura acadêmica sobre bilinguismo, educação inclusiva e formação de professores, além da análise de marcos legais fundamentais, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao longo da pesquisa, aprofundei meu entendimento sobre a importância de reconhecer a Libras não como um recurso adicional, mas como uma linguagem plena, legítima, que integra a construção de uma sociedade mais equitativa, onde todas as vozes — orais ou sinalizadas sejam respeitadas, valorizadas e reconhecidas. Cada momento vivenciado no PPGEDU contribuiu para a construção de um bordado simbólico, no qual cada fio representa um novo olhar. Em muitos momentos, as incertezas se fizeram presentes, mas foram justamente elas que impulsionam o crescimento, exigindo-me coragem para experimentar novos métodos, teóricos e caminhos. Este processo de formação foi, acima de tudo, transformador. Pude experimentar um contínuo amadurecimento crítico e político em relação à educação e ao papel que ocupamos enquanto educadores comprometidos com a inclusão. A convivência no ambiente acadêmico da URI-FW, marcada pela escuta sensível, pelo incentivo à autonomia intelectual e pela valorização da diversidade de experiências, foi essencial para que esse bordado se tornasse possível.
O Programa parabeniza a mestranda ROSANE PAGNUSSAT pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.