Acolhimento enquanto condição para inclusão atitudinal e aprendizagem na escola

O Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW em nível de Mestrado e Doutorado, realizou no dia 25 de agosto de 2025 mais uma defesa de dissertação do mestrado.
A mestranda MARIA DORA MORAIS SANTOS apresentou o trabalho intitulado "ACOLHIMENTO ENQUANTO CONDIÇÃO PARA INCLUSÃO ATITUDINAL E APRENDIZAGEM NA ESCOLA" que teve como banca os professores Prof. Dr. Arnaldo Nogaro- Orientador/URI; Prof. Dr. Jeronimo Sartori- UFFS; Prof. Dr. Daniel Pulcherio Fensterseifer- URI.
Para Maria sua trajetória no mestrado foi marcada por desafios e superações. Desde o momento em que fui aceita no programa, senti que já havia conquistado uma vitória importante. Ao longo desses dois anos, enfrentou dificuldades, mas também viveu experiências que lhe fizeram crescer como pessoa e como profissional. A trajetória no mestrado foi marcada por desafios, descobertas e uma profunda transformação pessoal. Desde o instante em que recebeu a notícia de sua aprovação, sentiu que havia cruzado um portal  não apenas para uma nova etapa acadêmica, mas para uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Ao longo do mestrado, descobriu que a educação não acontece apenas nas salas de aula ou nas páginas dos livros, ela se revela nos vínculos, nos silêncios compartilhados, nas palavras que acolhem e nas mãos que guiam. A URI foi mais do que uma instituição de ensino, foi meu abrigo intelectual e emocional. Um espaço onde encontrou acolhimento, escuta e incentivo. A Maria Dora mestre em Educação, com uma bagagem enriquecida e novas percepções sobre a área. Carrega consigo não apenas um título, mas a transformação que essa jornada proporciona: mais sensibilidade, mais consciência e um olhar mais profundo para os caminhos  da educação. Aprendeu a enxergar a educação com mais sensibilidade, mais consciência e mais profundidade. E é com esse novo olhar que segue adiante, pronta para contribuir, inspirar e continuar aprendendo. Mas mais do que isso, sou alguém que aprendeu a ver com outros olhos. Carrego comigo a frase de Paulo Freire que me guiou em muitos momentos: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.” E eu fui uma dessas pessoas transformadas. Essa jornada me proporcionou mais do que um título: me deu sensibilidade, consciência e um olhar profundo sobre os caminhos da educação. E é com esse olhar que sigo, pronta para continuar aprendendo, contribuindo e inspirando.
O Programa parabeniza a mestranda MARIA DORA MORAIS SANTOS pelo trabalho desenvolvido com seriedade e comprometimento. Desejamos sucesso na divulgação e socialização dos resultados da pesquisa e continuidade dos estudos.

Galeria

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.