Aluna do PPGEDU intercambista em Portugal
1. Susana, nos fale sobre as primeiras impressões sobre teu intercâmbio.
Susana Schwartz Basso, Doutoranda em Educação pelo PPGEDU, cursando o 7º semestre.
Orientadora: Lucí dos Santos Bernardi e coorientadora: Jaqueline Moll- URI/FW.
Orientadora: Ana Patrícia Almeida - Universidade Aberta- UAb - Lisboa, Portugal.
Minhas primeiras impressões sobre a oportunidade de intercâmbio, por meio do Doutorado Sanduíche, envolvem uma mistura de encantamento, adaptação e aprendizado. O estudo em um novo contexto, em uma nova cultura acadêmica e social amplia horizontes e estimula a reflexão sobre o próprio processo formativo. Essa experiência está despertando novas formas de compreender o conhecimento, a pesquisa e as relações interculturais, além de fomentar o desenvolvimento individual e profissional.
Destaco e importância da internacionalização, ela cria oportunidades de diálogo com outros sistemas educativos, paradigmas de pesquisa e realidades socioculturais, fortalecendo competências científicas e comunicativas, permitindo a construção de redes de cooperação entre pesquisadores e instituições.
2. Qual o objetivo de teus estudos que compreendem esta etapa Internacional?
Os objetivos visam analisar a produção científica portuguesa sobre “escola, cidade e justiça social”, aprofundar o estudo da Cátedra Unesco A Cidade que Educa e Transforma, bem como pesquisar as diferentes estratégias de territórios portugueses direcionados para as infâncias na perspectiva da promoção da justiça social.
No âmbito de uma estância de investigação, perspetiva-se uma atividade empírica que envolverá não somente as infâncias, mas outras abordagens culturais da Associação Cultural Moinho da Juventude, localizada no Alto da Cova da Moura, em Amadora, Portugal e que procurará, apreender o papel de uma associação cultural e social no desenvolvimento do território.
3. O que trazes em tua bagagem ao voltar para nossa terra?
Ao retornar ao meu país, pretendo, como pesquisadora, levar uma bagagem rica composta por referências teóricas aprofundadas, abordagens metodológicas e exemplos empíricos inspiradores. Esse repertório diversificado de conhecimentos e experiências certamente contribuirá para ampliar minhas perspectivas críticas e fortalecer a produção acadêmica por meio do enriquecimento dos debates no campo da educação e nas dinâmicas urbanas. Além disso, essa acomodação permitirá subsidiar reflexões fundamentadas e embasadas, oferecendo subsídios para pensar possíveis adaptações e inovações que dialogem efetivamente com as especificidades e desafios locais.