Linhas de Pesquisa

1 Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas

A linha de pesquisa desenvolve estudos dirigidos aos processos de formação inicial e continuada de professores e suas relações com os espaços institucionais e não institucionais. Entre outras temáticas acolhe a produção de conhecimento sobre saberes, etnoconhecimentos e práticas educativas constituintes da identidade docente. Nesta perspectiva, a investigação contemplada na presente linha se estrutura em diálogo com o seu objeto de estudo que é o campo de formação de professores, ou seja, os fenômenos decorrentes do constituir-se professor. Os conceitos estruturantes do campo, definidos nestes termos, são os relativos aos elementos da profissão docente, nomeadamente a função docente e sua natureza, o desempenho docente, e o conhecimento profissional necessário ao seu desempenho. De outra parte, a partir deste núcleo central, derivam as vertentes que dizem respeito à prática da formação, ou seja, os espaços e contextos (de formação e de trabalho docente), componentes que integram o processo formativo (teoria-prática, curriculares, pedagógico-didáticos) e os dispositivos de construção do conhecimento e do desempenho profissionais, com destaque para os saberes e práticas educativas. De modo relacional, insere-se, igualmente, neste campo de investigação, temáticas como etnoconhecimento, culturas docentes e cultura organizacional das instituições educativas, pensamentos e concepções do ser professor, identidade profissional e percursos profissionais, entre outros. Assim, mobilizado por temáticas que, historicamente, têm emergido como demandas de investigação na grande área da Educação, o corpo docente a esta linha vinculado desenvolve projetos de pesquisa cujo enfoque de seus objetos de investigação emerge a partir das demandas da comunidade educativa, em especial à da região de abrangência do Programa.

Docentes:

Dr. Arnaldo Nogaro
Dra. Luci Mary Duso Pacheco
Dra. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
Dra. Marinês Aires
Dra. Jordana Wruck Timm

2 Políticas Públicas e Gestão da Educação

Concentra-se nos estudos das políticas e dos processos vinculados à educação em diferentes configurações históricas. Nesta perspectiva desenvolve investigações no âmbito das políticas e gestão da educação em diferentes níveis, etapas e modalidades; as relações entre Estado, sociedade e políticas educacionais em diferentes configurações temporais e regionais; as políticas e os processos educacionais levando em conta o contexto da globalização e do neoliberalismo hegemônicos, a educação como bem público, a transnacionalização das políticas educacionais, a relação público e privado, sistema educacional brasileiro, (educação básica e superior) e processos educacionais para além da escola. Investiga os fundamentos epistemo-metodológicos acerca das políticas educacionais, em contextos de democracias delegativas como o brasileiro e latino-americano. Revisita questões teóricas e epistemológicas como base de compreensão deste campo de investigação, considerando as tensões estabelecidas entre a busca pela eficiência e o compromisso com a justiça social.

Docentes:

Dra. Edite Maria Sudbrack
Dra. Jaqueline Moll
Dra. Silvia Regina Canan
Dr Daniel Pulcherio Fensterseifer 
​​​​​​Dr Claudionei Vicente Cassol
Dr. Cesar Riboli​​​

3 Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias

Investiga processos educativos associados a reflexões sobre tecnologia como ferramenta e artefato cultural em todos os níveis de formação – da educação básica ao ensino superior, em contextos formais e não formais. Fomenta as investigações no âmbito da formação de professores e da docência na cultura digital e no ensino e aprendizagem a partir de diferentes enfoques e abordagens teóricas. Contempla pesquisas sobre as relações entre: linguagens e constituição de sujeito; linguagens e ensino; linguagens e sociedade. Esta linha de pesquisa, amparada na área de concentração em Educação, permite a proposição e a execução de pesquisas que procuram relacionar práticas educativas ao contexto contemporâneo em que a produção e ressignificação de textos, a manifestação de ideias e sentimentos de sujeitos que exploram linguagens diversificadas, como a LIBRAS, ou de sujeitos que têm seus interesses expressos por linguagens (sejam elas verbais ou não-verbais) é tão importante quanto a análise das próprias linguagens. No contexto educacional brasileiro, que busca uma democratização social e cultural mais efetiva em todos os níveis de ensino, investigar as linguagens e seu funcionamento é meio para estudar a própria constituição do sujeito, a qual se dá via linguagem, e sua atuação como ser social capaz de superar, através das linguagens, situações de exclusão e silenciamento. Dessa forma, a linha de pesquisa pode se constituir como fonte de produção de conhecimento em investigações de mestrado e doutorado cujo foco é problematizar, analisar, comparar, identificar e/ou propor práticas educativas em que as diversas tecnologias e linguagens podem se mostrar a serviço da compreensão sociocultural, desenvolvimento educacional e ainda apreensão das singularidades do sujeito, identificadas por suas linguagens de representação, em sua relação ao contexto do qual faz parte.

Docentes

Dra. Ana Paula Teixeira Porto
Dra. Camila Aguilar Busatta 
Dra. Eliane Cadoná
Dra. Elisabete Cerutti
Dra. Laísa Veroneze Bisol
Dra. Luana Teixeira Porto

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