Linhas de Pesquisa

1 Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas

Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas: A linha de pesquisa desenvolve estudos dirigidos aos processos de formação inicial e continuada de professores e suas relações com os espaços institucionais e não institucionais. Entre outras temáticas acolhe a produção de conhecimento sobre saberes, etnoconhecimentos e práticas educativas constituintes da identidade docente. Nesta perspectiva, a investigação contemplada na presente linha se estrutura em diálogo com os objetos de estudo que configuram o campo de formação de professores, ou seja, os fenômenos decorrentes do constituir-se professor; o campo das práticas educativas, sejam elas escolares ou não escolares; como também o campo dos saberes da educação. Os conceitos estruturantes do campo, definidos nestes termos, são os relativos aos elementos da profissão docente, nomeadamente a função docente e sua natureza, o desempenho docente e o conhecimento profissional necessário ao seu desempenho, tanto na forma como no conteúdo. De outra parte, a partir deste núcleo central, derivam as vertentes que dizem respeito à prática da formação, ou seja, os espaços e contextos (de formação e de trabalho docente), componentes que integram o processo formativo (teoria-prática, curriculares, pedagógico-didáticos) e os dispositivos de construção do conhecimento e do desempenho profissionais, com destaque para os saberes e práticas educativas. De modo relacional, insere-se, igualmente, neste campo de investigação, temáticas como tempos da vida (as infâncias, as juventudes, a vida adulta e idosa), culturas docentes e cultura organizacional das instituições ou processos educativos (dos povos, do campo e da cidade), pensamentos e concepções do ser professor, o bem-estar docente, entre outros. Assim, mobilizado por temáticas que, historicamente, têm emergido como demandas de investigação na grande área da Educação, o corpo docente a esta linha vinculado desenvolve projetos de pesquisa cujo enfoque de seus objetos de investigação emerge a partir das demandas da comunidade educativa, em especial à da região de abrangência do Programa.
Para tanto, são desenvolvidos no âmbito de três grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Processos Educativos: formação de professores, saberes e práticas (GPPE), Rede Ibero-americana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo (RIEDEDE) e Grupo de Ética, Educação e Formação de Professores (GEEFP).

Docentes:

Dr. Arnaldo Nogaro
Dra. Luci Mary Duso Pacheco
Dra. Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
Dra. Marinês Aires
Dra. Jordana Wruck Timm

2 Políticas Públicas e Gestão da Educação

Concentra-se nos estudos das políticas e dos processos vinculados à educação em diferentes configurações históricas. Nesta perspectiva desenvolve investigações no âmbito das políticas e gestão da educação em diferentes níveis, etapas e modalidades; estuda as relações entre Estado, sociedade e políticas educacionais em diferentes configurações temporais e regionais; as políticas e os processos educacionais considerando o contexto da globalização e do neoliberalismo hegemônicos, a educação como bem público, a transnacionalização das políticas educacionais, a relação público e privado, o sistema educacional brasileiro - educação básica e superior - e processos educacionais para além da escola. Investiga os fundamentos epistemo-metodológicos acerca das políticas educacionais, em contextos de democracias delegativas como o brasileiro e o latino-americano. Revisita questões teórico-epistemológicas – pedagógicas, filosóficas, do direito educativo - como bases de compreensão e investigações, considerando as tensões estabelecidas entre a busca pela eficiência e o compromisso com a justiça social, a vida, a sustentabilidade, a condição humana e as políticas públicas.

Docentes:

Dra. Edite Maria Sudbrack
Dra. Jaqueline Moll
Dra. Silvia Regina Canan
Dr Daniel Pulcherio Fensterseifer 
​​​​​​Dr Claudionei Vicente Cassol
Dr. Cesar Riboli​​​

3 Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias

Investiga processos educativos associados a reflexões sobre tecnologia como ferramenta e artefato cultural em todos os níveis de formação – da Educação Básica ao Ensino Superior, em contextos formais e não formais, com o objetivo de ampliar as reflexões, no campo da pesquisa pura – bibliográfica e/ou documental - e aplicada que envolvem a área de Educação. Tem como elementos-chave que podem estar interligados ou serem protagonistas de um estudo de dissertação ou de tese: processos educativos, linguagens e tecnologias.
No viés dos estudos, contempla pesquisas sobre as relações entre: linguagens e ensino; educação, linguagens e sociedade; práticas educativas e tecnologias. Fomenta as investigações no âmbito da formação de professores, da docência na cultura digital, inovação educativa no ensino e aprendizagem, em perspectivas disruptivas de aprendizagem, em metodologias de aprendizagem e autoaprendizagem para educação on-line e off-line,  nas múltiplas linguagens, sendo as humanas e a relação com a inteligência artificial, como artefato didático a partir de diferentes enfoques e abordagens teóricas.
Ainda desenvolve pesquisas acerca de relações entre linguagens e constituição do sujeito, com referência a questões de sexualidade, gênero, identidade e educação, questões étnico-raciais, deficiências e inclusão, a partir de recortes teóricos do Pós-estruturalismo, da Educação e da Sociologia.
Esta linha de pesquisa, amparada na área de concentração do Programa (Educação), permite a proposição e a execução de pesquisas que procuram relacionar práticas educativas ao contexto contemporâneo em que a produção e ressignificação de textos, a manifestação de ideias e sentimentos de sujeitos que exploram linguagens diversificadas, como a LIBRAS, ou de sujeitos que têm seus interesses expressos por linguagens (sejam elas verbais ou não-verbais).
No contexto educacional brasileiro, que busca uma democratização social e cultural mais efetiva em todos os níveis de ensino, investigar as linguagens e seu funcionamento é meio para estudar a própria constituição do sujeito, a qual se dá via linguagem, e sua atuação como ser social capaz de superar, através das linguagens, situações de exclusão e silenciamento. Foca também sua atenção no contexto contemporâneo em que a produção e ressignificação de textos, a manifestação de ideias e sentimentos de sujeitos que exploram linguagens diversificadas, ou de sujeitos que têm seus interesses expressos por linguagens (sejam elas verbais ou não-verbais) é tão importante quanto a análise das próprias linguagens.
Dessa forma, a linha de pesquisa pode se constituir como fonte de produção de conhecimento em investigações de mestrado e doutorado cujo foco é problematizar, analisar, comparar, identificar e/ou propor práticas educativas em que as diversas tecnologias e linguagens podem se mostrar a serviço da compreensão sociocultural, desenvolvimento educacional e ainda apreensão das singularidades do sujeito, identificadas por suas linguagens, por sua representação, em sua relação ao contexto do qual faz parte.
A partir desse escopo, os estudos da linha podem ser resumos em quatro descritores gerais que sistematizam os interesses gerais de investigação da linha:
1) Processos educativos e interfaces com tecnologias;
2) Formação docente, cultura digital e tecnologias;
3) Práticas educativas inovadoras e disruptivas;
4) Sujeito, linguagens e sociedade.
Instituída desde 2018 no Programa, a linha de pesquisa tem atividades associadas diretamente a dois grupos de pesquisa, certificados pelo CNPQ: “Práticas mediadoras de leitura”, cujo objetivo geral é discutir perspectivas teórico-críticas de leitura e propor sugestões didáticas de desenvolvimento de competências leitoras na educação básica e no ensino superior, envolvendo as questões norteadoras de leitura e formação humana; e “Educação e Tecnologias”, que busca ampliar o debate científico acerca das relações entre educação e tecnologias no contexto contemporâneo.

Docentes

Dr. Adilson Cristiano Habowski
​​​​​​​Dra. Ana Paula Teixeira Porto
Dra. Camila Aguilar Busatta 
Dra. Eliane Cadoná
Dra. Elisabete Cerutti
Dra. Laísa Veroneze Bisol
Dra. Luana Teixeira Porto

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a URI a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade.