Doutorado

    O curso de Doutorado em Educação é ofertado desde 2019 com o objetivo de formar Doutores e Doutoras em Educação, e pode ser cursado por profissionais que já tenham o título de Mestre(a) obtido em curso reconhecido pela CAPES.

    O curso é voltado a profissionais de diferentes áreas, entre os quais os da educação, com formação em licenciatura ou gestão e orientação educacional, assim como em outras áreas de atuação no campo da educação, como a Psicopedagogia e a Psicologia, e em outros campos, como das Ciências Sociais Aplicadas, da Saúde, das Letras e da Linguística, etc. Essa abrangência é permitida graças ao caráter interdisciplinar da matriz curricular oferecida pelo Curso de Doutorado e às amplas possibilidades investigativas que Educação oportuniza ao estabelecer diálogo com outras áreas do conhecimento.

    A formação, para a obtenção do título de Doutor(a) em Educação, envolve estudo, participação em disciplinas obrigatórias e optativas, grupos de pesquisa, e eventos, orientações, produção científica, entre outras atividades. O(a) estudante do curso deve produzir uma tese, a ser defendida, em um prazo de até 48 meses. O tempo mínimo para conclusão do curso é 36 meses e o máximo 54, e, neste caso de alargamento de prazo (seis meses), o pedido de prorrogação deve ser apresentado pelo(a) doutorando(a) e avaliado pelo Colegiado do Curso.

    A experiência acadêmica no Programa objetiva que os(as) Doutores(as) em Educação possuam uma formação de excelência em pesquisa e formação qualificada de recursos humanos aptos a atuar na área da Educação, seja no âmbito formal, seja no não formal. Ao final do curso, espera-se que o egresso seja capaz de: - Atender aos desafios da Educação, através do aprofundamento de estudos, do desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço do saber e fazer educativo; - Produzir conhecimento com impacto na comunidade científica da área da Educação e no sistema educacional em todos os níveis e modalidades - Propor alternativas para superação de problemas locais, regionais e nacionais no campo educacional; - Problematizar abordagens teórico-práticas acerca da educação e sua relação com contextos sociais, políticos, econômicos e culturais, considerando perspectivas locais e universais; - Construir diálogos em perspectiva comparada sobre realidades educacionais do Brasil e do exterior.

    Conheça a Estrutura Curricular, o Corpo Docente e Discente do PPGEDU bem como as Teses já defendidas pelo Programa

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