Corpo Docente
Coordenador(a)
Informações adicionais
Luci Mary Duso Pacheco
Doutora
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997)
E-mail: luci@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas;
Áreas de Interesse
Formação Inicial e Continuada de Professores. Exercício da Docência. Direito Educativo. Educação do Campo.
Grupos de Pesquisa
Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE
Projetos de Pesquisa
Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal;
Praticas Educativas em diferentes contextos: possibilidades investigativas em cenários diversos;
Educação do campo: processos educativos e emancipação;
Formação de Professores e o Exercício da Docência: um estudo comparado dos desafios da educação em diferentes contextos;
A percepção do bem e mal-estar na docência no stricto sensu em educação e os ciclos de vida profissional.
Subcoordenador(a)
Informações adicionais
Jordana Wruck Timm
Doutora
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (bolsa CAPES, 2018), com período "Sanduíche" na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada/UGR-Espanha (bolsa PDSE/CAPES, 2017). Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/UCS (bolsa CAPES, 2013). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (2011). Licenciada em Pedagogia (2010)
E-mail: jordana@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas;
Áreas de Interesse
Formação Inicial e Continuada de Professores. Teorias, Saberes e Práticas Educativas. Identidade do professor. Aspectos relacionados a Saúde Docente
Projetos de Pesquisa
A percepção do bem e mal-estar na docência no stricto sensu em educação e os ciclos de vida profissional
Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal
Corpo Docente
Informações adicionais
Adilson Cristiano Habowski
Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle. Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019)
Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle. Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Possui dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, além de ser autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana. Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq), coordenado pelo professor Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE)
E-mail: adilsonhabowski@hotmail.com
Linha de Pesquisa
Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias
Áreas de Interesse
Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias
Informações adicionais
Ana Paula Teixeira Porto
Doutora
Doutora em Letras (2011) e Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Literatura Brasileira, Especialista em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), Licenciada em Letras - Língua Portuguesa (2002) e Letras - Espanhol (2020) pela Universidade Federal de Santa Maria
E-mail: anapaula@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.
Áreas de Interesse
Práticas Mediadoras de Leitura. Formação de Professores da área de linguagens. Tecnologias e Formação Docente. Gênero, Sexualidade e Educação
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Práticas mediadoras de leitura (GPPML).
Projetos de Pesquisa
Formação de Professores, Letramento e Tecnologias;
Interfaces entre Linguagens, Tecnologias e Formação do Sujeito ;
Leitura, Literatura e Ensino: uso de tecnologias de informação e comunicação do processo de ensino-aprendizagem de literatura nos cursos de graduação.
Informações adicionais
Arnaldo Nogaro
Doutor
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987)
E-mail: narnaldo@uricer.edu.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas;
Áreas de Interesse
Formação Inicial e Continuada de Professores. Identidade do Professor. Teorias, Saberes e Práticas Educativa, Neurociências na Educação. Fundamentos Epistemológicos da Educação
Grupos de Pesquisa
Ética, educação e formação de professores (GEEFP).
Projetos de Pesquisa
A Formação de Professores e a Interlocução com Diferentes Teorias, Saberes e Práticas Educativas;
Saúde Ambiental: Percepções de Diferentes Atores do Norte do Rio Grande do Sul sobre a Relação entre Meio Ambiente e Saúde;
Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e PortugalDesafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal.
Informações adicionais
Camila Aguilar Busatta
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias
Áreas de Interesse
Tecnologia assistiva e a inclusão de PcD na rede regular de ensino.
Avaliação das novas interfaces para o ensino de ciências utilizando dispositivos móveis.
Reflexão acerca das práticas inovadoras para o ensino de ciências
A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação como forma de promover o ensino na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Desenvolvimento e análise de estratégias didáticas apoiadas nas metodologias ativas para o ensino na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia - GPET
Projetos de Pesquisa
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a Educação Inclusiva: estudos e debates sobre os avanços e retrocessos de suas implementações em diferentes contextos educacionais
Informações adicionais
Cesar Riboli
Doutor em Educação pela UNISINOS
E-mail: criboli@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão da Educação
Áreas de Interesse
Questões de Políticas na educação infantil.
Gestão de recursos humanos e seus impactos na atuação profissional docente.
Impactos das políticas públicas de saúde nos ambientes escolares.
Processos educativos na relação público/privado
Políticas educacionais brasileiras e sua relação com a globalização
Grupos de Pesquisa
Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE
Informações adicionais
Claudionei Vicente Cassol
Doutor
Pós-Doutorado em Educação nas Ciências (Unijuí - 2020), Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí - 2018); Mestre em Educação (Unisinos, 2006); Licenciado em Filosofia, História Psicologia da Educação (FAFIMC - 1989)
E-mail: cassol@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão de Educação;
Áreas de Interesse
Política republicana e Políticas de Estado; Filosofia social; Escola pública, pluralidade, identidade e ambivalência/plurivalência; Filosofias do indivíduo; Dialéticas e hermenêuticas da solidariedade
Grupos de Pesquisa
- Grupo Biosofia (Pesquisa e Estudos em Filosofia).
- NEPPES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior.
Projetos de Pesquisa
- Compromisso omnilateral com a vida - A acolhida ao imigrante na sociedade atual a partir da ação comunicativa de Habermas: análises e discussões;
- Dicionário Crítico-Hermenêutico de Zygmunt Bauman;
- CUIDAR DA VIDA: Contribuições do Direito e do Biodireito para a qualificação da vida e das relações humano-institucionais;
- Redes-URI: BIOSOFIA: Para além do biológico e do instrumental;
- BIOSOFIA - Manutenção, defesa e centralidade da vida com sabedoria;
Informações adicionais
Daniel Pulcherio Fensterseifer
Doutor
Doutor (2017 - bolsista CAPES) e Mestre em Ciências Criminais (2009), Especialista em Ciências Penais, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS
E-mail: danielpulcherio@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão de Educação;
Áreas de Interesse
Políticas Públicas e Direitos Humanos, Mediação e Conflito Escolar. Educação Prisional. Direito Educativo. Educação no Ensino Jurídico
Grupos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Políticas Públicas Educacionais: direitos humanos e direito educativo.
Informações adicionais
Edite Maria Sudbrack
Doutora
Pós-Doutorado em Educação (2020) - Universidade de Aveiro/Portugal; Pós-Doutorado em Educação (2016) UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975)
E-mail: edite@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão de Educação;
Áreas de Interesse
Política Educacional como Campo de Estudo. Avaliação em larga escala. Financiamento e gestão educacional
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Educação: Políticas Públicas e Gestão - GPE
Núcleo de Estudos e Pesquisas em políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES
Projetos de Pesquisa
A Política Educacional como Campo de Estudo: avaliação em larga escala, financiamento e gestão educacional nos sistemas de ensino;
O PISA e a indução de políticas Educacionais: um estudo comparado entre Portugal e Brasil;
Educação superior e internacionalização: processos e construções nas Universidades Comunitárias/RS;
Internacionalização da Educação em território Iberoamericano;
Pelas mãos do ENADE, o governo da avaliação numa IES comunitária: regulação ou emancipação;
O EXAME PISA: revelador das desigualdades no sistema educativo.
Informações adicionais
Eliane Cadoná
Doutora
Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Especialista em Psicologia Clínica Ampliada e graduada em Psicologia e em Ciências Biológicas - URI - Campus de Frederico Westphalen
E-mail: eliane@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias
Áreas de Interesse
Práticas discursivas e produção de sentidos cotidianos. Estudos de Gênero. Mídia e Educação. Discurso, sociedade e constituição do sujeito
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Psicologia (GPP).
Projetos de Pesquisa
Do Preto e Branco ao Arco-Íris: uma Problematização das Práticas Discursivas de Professores/As da Educação Básica sobre Gênero e Saúde;
Mídia, gênero e saúde no cenário da Educação: (des)construções dos Estudos de Gênero e da Psicologia Social;
O que contam práticas discursivas de professores/as da educação infantil sobre orientação sexual e identidade de gênero?;
Práticas discursivas e produção de sentidos sobre gênero e saúde: com a palavra, professores/as do ensino médio.
Informações adicionais
Elisabete Cerutti
Doutora
Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001)
E-mail: beticerutti@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.
Áreas de Interesse
Formação de Professores na Cibercultura. Metodologias ativas na Educação. Aula e tecnologias digitais de comunicação e informação. TDICs enquanto possibilidade de aprendizagem.
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia - GPET.
Projetos de Pesquisa
Metodologias de ensino híbrido no Ensino Superior e a disseminação da cibercultura junto aos docentes: um olhar sob a URI;
Ensino Híbrido e os Desafios Da Docência No Ensino Superior: Pesquisando Práticas Inovadoras.
Informações adicionais
Jaqueline Moll
Doutora
Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim
E-mail: jaquelinemoll@gmail.com
Linha de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão de Educação
Áreas de Interesse
Políticas Educacionais e Práticas Educativas na Educação Básica. Educação Integral. Ensino Médio. Fracasso Escolar. Cidades Educadoras e Pedagogias urbanas. Educação e políticas intersetoriais.
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Educação: Políticas Públicas e Gestão (GPE).
Projetos de Pesquisa
Ciência e humanização: problematizando e avançando na construção de redes de educação integral na escola pública;
Informações adicionais
Jordana Wruck Timm
Doutora
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (bolsa CAPES, 2018), com período "Sanduíche" na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada/UGR-Espanha (bolsa PDSE/CAPES, 2017). Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/UCS (bolsa CAPES, 2013). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (2011). Licenciada em Pedagogia (2010)
E-mail: jordana@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas;
Áreas de Interesse
Formação Inicial e Continuada de Professores. Teorias, Saberes e Práticas Educativas. Identidade do professor. Aspectos relacionados a Saúde Docente
Projetos de Pesquisa
A percepção do bem e mal-estar na docência no stricto sensu em educação e os ciclos de vida profissional
Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal
Informações adicionais
Laísa Veroneze Bisol
Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Comunicação e Informação Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela (ES). Mestra em Letras - Literatura Comparada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Jornalista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como jornalista em jornal impresso e assessoria de comunicação. Atuou como docente no curso de Letras da URI pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e como professora substituta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM - campus de Frederico Westphalen. Foi bolsista CAPES e bolsista da Fundación Carolina, na modalidade SEGIB. Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da URI - Campus de Frederico Westphalen.
E-mail: laisabisol@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias
Áreas de Interesse
Educomunicação. Educação e Identidade. Representação de grupos vulnerabilizados. Representação da violência, relações de poder e de dominação. Cinema. Literatura. Jornalismo literário.
Informações adicionais
Luana Teixeira Porto
Doutora
Doutora em Letras - Área de Concentração em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Letras - área de Concentração em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada em Letras - Licenciatura Plena/Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria
E-mail: luana@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias
Áreas de Interesse
Práticas mediadoras de leitura. Produção de material didático impresso e digital. Representação de grupos minoritários. Cinema, Literatura e Educação
Projetos de Pesquisa
Formação de Professores, Letramento e Tecnologias
Interfaces entre Linguagens, Tecnologias e Formação do Sujeito
Leitura, Linguagens e Ensino: material didático no contexto digital
Narrativas Da Violência Na Cultura Brasileira Contemporânea: Literatura, Cinema e Televisão
Informações adicionais
Luci Mary Duso Pacheco
Doutora
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997)
E-mail: luci@uri.edu.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas;
Áreas de Interesse
Formação Inicial e Continuada de Professores. Exercício da Docência. Direito Educativo. Educação do Campo.
Grupos de Pesquisa
Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE
Projetos de Pesquisa
Desafios da formação e atuação docente em diferentes contextos: Brasil, Espanha, Cuba e Portugal;
Praticas Educativas em diferentes contextos: possibilidades investigativas em cenários diversos;
Educação do campo: processos educativos e emancipação;
Formação de Professores e o Exercício da Docência: um estudo comparado dos desafios da educação em diferentes contextos;
A percepção do bem e mal-estar na docência no stricto sensu em educação e os ciclos de vida profissional.